VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

terça-feira, janeiro 31, 2012

Sessão de sensibilização para professores

Orientação Sexual, Identidade de Género, Homofobia e Transfobia


A equipa do PES agendou para o dia 1 de fevereiro, quarta-feira, pelas 15h20m, na Biblioteca, uma sessão dinamizada pelo Dr. Telmo Fernandes, da Associação ILGA Portugal, no âmbito da orientação sexual e identidade de género e apresentação de bibliografia e materiais de apoio ao professor.


 
O projeto Porto Arco-Íris é uma iniciativa promovida pela Associação ILGA Portugal.
Trata-se de um projeto sedeado na cidade do Porto que obteve apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional, através do Programa Operacional Potencial Humano, numa tipologia de suporte a organizações que trabalham no âmbito da igualdade.
O projeto assume como missão responder à necessidade de intervenção no combate à discriminação com base na orientação sexual e identidade género, através da realização de um conjunto de ações desensibilização, assim como outras iniciativas de cariz cultural e formativo dirigidas àpopulação em geral mas também a públicos específicos, como escolas e outras comunidades educativas.
Da mesma forma, procuram responder a princípios definidos na lei nº60/2009, que estabelece o regime de aplicação da educação em contexto escolar, onde se define explicitamente o objetivo de promoção de uma educação inclusiva neste âmbito.



Nesse sentido, foi-nos proposta uma colaboração com a nossa escola, com as seguintes iniciativas:
1 - a oferta de livros e outros materiais informativos que versam sobre questões relacionadas com Orientação Sexual e Identidade de Género à biblioteca escolar;
2 - a dinamização de sessões de sensibilização sobre Orientação Sexual, Identidade de Género, Homofobia e Transfobia, dirigidas quer ao corpo discente quer ao corpo docente e auxiliares.

Dia Internacional em memória das vítimas do HOLOCAUSTO

Para memória futura é impossível esquecer as vítimas do Holocausto.

É bom lembrar, igualmente, o nome de Aristides de Sousa Mendes.

O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de janeiro, foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 1 de novembro de 2005.

Associamo-nos a esta data com a projeção do filme: "A lista de Schindler", na BE/CRE pelas 15.30H.

Lembramos que o filme (VHS) está disponível para requisição domiciliária.

Oskar Schindler é um ganancioso homem de negócios alemão, que se torna num humanitário improvável contra o bárbaro regime Nazi quando se sente motivado a transformar a sua fábrica num refúgio para judeus...
Para nunca mais esquecer!

quinta-feira, janeiro 26, 2012

1º Forum de Educação

Realizou-se em Braga, no dia 21 de janeiro  


Com a presença de ilustres convidados. Nós estivemos lá!


Parabéns aos organizadores deste Forum.


terça-feira, janeiro 10, 2012

Difusão Bibliográfica

A Difusão Bibliográfica do Centro de Documentação e Informação em Educação (CDIE) da DGIDC pretende divulgar as mais recentes aquisições do seu acervo.




Difusão Bibliográfica da DGIDC é uma publicação mensal.
O mais recente número acaba de ser disponibilizado



segunda-feira, janeiro 09, 2012

domingo, janeiro 08, 2012

Leonor Baldaque

Neta de Agostina Bessa-Luís, Leonor Baldaque publica um livro, em Paris.



sábado, janeiro 07, 2012

“Um Dia no Museu”

Série documental sobre 13 Museus Portugueses na RTP 2

A RTP2 transmite a partir do próximo domingo, 8 de janeiro, uma série documental de 13 episódios sobre 13 museus nacionais de arte, que se intitula “Um Dia no Museu”.
A série será transmitida aos domingos, a partir das 19h30, e focará entre outros aspetos de interesse, o espólio artístico e a programação espaços culturais selecionados. Merecem especial destaque os 6 museus do Instituto dos Museus e da Conservação: Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu Nacional de Etnologia, Museu do Chiado – MNAC, Museu de Grão Vasco e Museu Nacional de Arte Antiga. O primeiro programa será dedicado ao Museu do Azulejo.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Día de Reyes



A área disciplinar de espanhol dinamizou atividades na escola, em comemoração do Dia de Reis.
Na biblioteca, ouviram-se canções entoadas por alunos e professores que quiseram brindar os presentes com as suas melodiosas vozes .

 

 

 


quinta-feira, janeiro 05, 2012

A Qualificação dos Portugueses

Estado da Educação 2011. A Qualificação dos Portugueses


A educação constitui uma aposta decisiva, mas difícil, para o futuro de Portugal, sendo essencial que toda a sociedade esteja empenhada na melhoria da qualidade e das condições de equidade que são oferecidas para elevar as qualificações dos portugueses e seja possível construir os consensos necessários à sustentabilidade das reformas a realizar.





quarta-feira, janeiro 04, 2012

Investigadora portuguesa premiada

A investigadora portuguesa Júlia Galhardo foi premiada por comprovar que comer devagar emagrece
01.01.2012 - 10:13 Por Lusa


A velocidade com que ingerimos os alimentos tem influência no peso corporal e comer devagar tem resultados equiparáveis aos de uma cirurgia bariátrica, revela um estudo realizado por uma investigadora portuguesa que ganhou um prémio internacional.

A investigadora espera que esta descoberta seja divulgada nos centros de saúde, campanhas de esclarecimento ou mesmo nos estabelecimentos de ensino, lembrando que este é um caso de saúde pública.

Júlia Galhardo foi premiada este ano com o Henning Andersen da Sociedade Europeia de Endocrinologia pediátrica.



terça-feira, janeiro 03, 2012

Desafios do ALEA


Participa nos desafios do ALEA


Atualidades INE

Em Portugal, a taxa de transição/conclusão no ensino secundário
situou-se em 80,7%, no ano letivo de 2009/2010


segue o link para mais informações

segunda-feira, janeiro 02, 2012