VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

segunda-feira, julho 30, 2012

"A Rosa que não queria ser azul"

Eu tenho de arranjar um jeito de não me deixar levar pelas ideias que já nos dão prontas! Parece que quando pensamos um pouco diferente dos outros, quando não temos as mesmas condições sociais, sentimentos e até os mesmos comportamentos, somos vistos como um "ser de um outro planeta"!
Por exemplo, sei que o nome "Cristal" é um nome esquisito, que a gente não acha facilmente em pessoas, somente em pedras. Mas, no entanto, todos chamam-me de cristal ... É preciso explicar.


Encontra a explicação para isso e mais  no livro
"A Rosa que não queria ser azul" de Sirlene Cristófano, ilustrado por Vânia Magalhães.

Obrigada Sirlene por esta linda história!
ISBN: 9788587658784
Acabamento: Brochura
Peso: 95 g
Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 54
Gênero: Literatura Brasileira
Editora: Alternativa
Tamanho: 22x16
Sinopse:
A Rosa que não Queria seu Azul, de Sirlene Cristófano, é a história de Cristal, uma menina atenta a tudo que tem o desejo de ser diferente do que é, para assim, ser aceite entre as outras crianças mais favorecidas. Ela encontra a solução através de seus devaneios, por meio de sua rica criatividade, que consegue ao longo do enredo "colorir o mundo" com a sua própria imaginação. O conto nos auxilia como trabalhar com a inclusão de crianças que sentem-se marginalizadas em seu "pequeno grupo" por motivos vários. Entendemos que vivemos em um mundo ou em uma sociedade onde as questões de preconceito ainda se fazem presentes em todos os espaços. Na educação é possível constatar que são as crianças de bairros e comunidade mais carentes, as grandes vítimas de desigualdade principalmente no ambiente escolar. Este conto infantil, A Rosa que não Queria ser Azul, trabalha subsídios que nos leva a uma profunda reflexão sobre tais questões com predominância no cotidiano da educação infantil, ao verificar as dificuldades e levantar possibilidades que contribuam com a discussão da temática pelos demais educadores.
"Sollus Distribuidora"

"De pequenino ...nasce o leitor"

"Lugares do Livro e da Infância no mundo de hoje"




Hermann Kaulbach (1846 - 1909, Alemanha)


Para quem não participou nesta formação, aqui fica o link, caso pretenda inscrever-se na próxima edição.

Calendário: 05 a 26 de janeiro de 2013

Horário: sábados das 9h00 às 15h00

Programa
1. A importância fundamental da Arte de contar e da Leitura;
2. A Arte de contar e a Leitura numa encruzilhada: como contar e o que ler, hoje.
3. As crianças e os adolescentes – razões da (des)leitura.
4. A oralidade e a escrita: qual o seu papel? O que podem e devem transmitir?
5. Práticas do oral e do escrito: sugestões de leitura e análise de um vasto corpus literário infanto-juvenil.

É muito interessante!

Palestra sobre "A criança em Alves Redol"

"Um homem cresce até ao fim da vida" - destacou a Prof. Dra. Luísa Malato da obra de A. Redol.
"O que é importante é como as pessoas se constroem" ... revelam-se as incompetências das personagem de Alves Redol para identificar o seu futuro.
        - "nós não somos o que seremos" (história da sementinha).
        - "Mas quando é que um homem está vivo?" - assunto recorrente em A. Redol que considera ter-se, a sua obra, alterado a partir do contacto que teve com o Feixial (prefácio de "Constantino guardador de ... sonhos).
"O bom diálogo está cheio de silêncios" acrescenta.




Foi uma perspetiva diferente sobre Alves Redol que a Professora Doutora Luísa Malato da Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos apresentou, divergindo daquilo a que nos habituamos a ouvir e não deixando de referenciar diversos outros autores da literatura mundial.

Esta foi mais uma das palestras, realizada a 26 de junho, dinamizada pela Equipa do SABE da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Valeu bem a pena!
Obrigada por mais este contributo para a nossa literacia.



Foi, também o momento para reencontrar outras colegas que não via há já algum tempo.
São estes momentos que vão fazendo a história das nossas vidas.

E... as Bibliotecas servem, também, para reencontrar amigos e conhecidos que se cruzaram connosco ao longo do percurso.

Boas leituras ... em boa companhia.


Olimpíadas das Línguas

Realizaram-se na biblioteca, no dia 5 de junho as "Olimpíadas das Línguas" que envolveram as áreas disciplinares de espanhol e inglês.

         

Regista-se a participação empenhada dos alunos sob o olhar atento dos professores Bruno Oliveira(espanhol) e Carla Ferreira (inglês).


Clube de Amigos da Biblioteca

Tendo como núcleo fundador os alunos que participaram na fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, o Clube de Amigos da Biblioteca, iniciou as suas atividades com duas sessões de leitura e apresentação, nos dias 31 de maio e 1 de junho, das obras estudadas para o CNL. São fundadores do Clube de Amigos da Biblioteca os alunos:


  • Ana Raquel Costa, nº 2, do 7ºA
  • Carolina Monteiro, nº6, do 7ºA
  • Catarina Teixeira, nº9 do 8ºA
  • Mariana Correia, nº 18, do 10ºLH3
  • Carlos Carvalho, nº1, do 11ºTD3 
  • Márcia Sousa, nº18 do 12ºLH2

As obras selecionadas para a 2ª Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura foram:

"Aventuras de João sem medo" de José Gomes Ferreira e"Patagónia Express" de Luís Sepúlveda para o Ensino Básico

         

 


"Nos passos de Magalhães" de Gonçalo Cadilhe e "Livro" de José Luís Peixoto para o Ensino Secundário.

 

 

 



Consulte o folheto de divulgação do "Clube de Amigos da Biblioteca"


segunda-feira, julho 16, 2012

Perigos e riscos das redes sociais

Cumprindo a sua função formativa, a bilioteca foi espaço de formação dirigida para encarregados de educação e para professores, dinamizada pelo PES.


No passado dia 30 de maio, a Biblioteca acolheu, mais uma vez, uma atividade dinamizada pela equipa de Educação para a Saúde, no âmbito da formação de Professores, subordinada ao tema: Perigos e riscos das redes sociais.

Esta atividade contou com a parceria estabelecida com o Centro de Saúde da Carvalhosa – Extensão Aníbal Cunha – tendo como oradores os médicos estagiários que fazem o atendimento no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, às sextas-feiras de manhã.

 

Objetivos:


- Identificar as razões que levam os jovens a utilizar as redes sociais.
- Consciencializar para os perigos e riscos das redes sociais.
- Conhecer dicas de segurança para tirar o melhor partido desta realidade virtual.

 

 

Avaliação:


Esta atividade ficou marcada não só pela diversidade e profusão de ideias, conceitos e situações marcantes, no domínio das Redes Sociais, como também, pelas estratégias de comunicação utilizadas pelos oradores.

 Os problemas apresentados e as imagens projetadas foram estratégias assertivas. Cativaram a atenção e estimularam a reflexão. Foi uma experiência marcante, duradoura e positiva, tendo-se conseguido, por via menos convencional, uma divulgação mais abrangente e acessível. No final, o flyer distribuído permitiu levar a discussão do tema para outros contextos, nomeadamente, a sala de aula ou a família, abrindo-se, desta forma, a possibilidade de novas oportunidades de reflexão.