VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quarta-feira, julho 23, 2014

Lisbon Mini Maker Faire



O que é uma Maker Faire

A Maker Faire é o maior espetáculo de "mostra e conta" do mundo. É um local onde a família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, e à celebração do movimento dos Makers (fazedores). É um local onde as pessoas nos mostram e partilham o que andam a fazer, aprendendo com essas experiências.


Os Makers são de todas as idades e origensEntusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos com uma vertente prática. Para saber mais

Portuguese Makers Hangout, Special Edition






Projeto TREPP

Na próxima sexta-feira, dia 25 de julho, às 23 horas, a Universidade do Porto acolhe a vinda a Portugal do grupo de música instrumental "Ôctôctô", que viaja de São Paulo (Brasil) até ao Porto para a exibição do projeto TREPP.

A Praça Parada Leitão (junto à Reitoria da U.Porto, em frente ao Café Piolho) servirá de palco a este espetáculo multimédia que conjuga música e dança.

Desenvolvido durante uma residência artística realizada entre fevereiro e abril de 2013, em Munique (Alemanha), o projeto TREPP consiste num espetáculo que tem como base vídeos de dança contemporânea, concebidos durante a residência no encontro com a cineasta francesa Maëlys Meyer. Os vídeos, gravados na República Checa (Praga) e na Alemanha (Munique e Feldafing), funcionam como o fio condutor do espetáculo.

Com direção de Mário Lopes e de Marisa Massoli, o TREPP gera uma "sinfonia de imagem em movimento seguindo o compasso da música que gera o bit para a harmonia de ideias". O resultado prometido pelo grupo é um espetáculo "caótico com arquiteturas dinâmicas e defensivas, seguindo o ciclo do demolir e construir e demolir e construir...

Entrada livre.





Grupo de música instrumental formado na ECA se apresenta na Europa





segunda-feira, julho 14, 2014

Fundação Jorge Álvares

Fundação Jorge Álvares


Recebemos diversos exemplares da obra


que serão distribuídos pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas.
Já estão disponíveis para requisição domiciliária, na biblioteca da Escola Sede.

Os nossos agradecimentos às autoras e à Fundação.





domingo, julho 06, 2014

As bibliotecas também se abatem

Em defesa do direito das populações ao conhecimento, divulga-se uma carta de apelo de "um bibliotecário e sua equipa tristes mas determinados".

  
O meu nome é Jorge Gustavo de Albuquerque Furtado Lopes e, na qualidade de ex-director da Biblioteca Municipal da Nazaré procedo ao envio desta mensagem juntamente com um documento em anexo explicativo da grave situação ocorrida na Biblioteca Municipal da  Nazaré .
Esta denúncia tem a ver com a aniquilação completa de uma equipa de quatro funcionários qualificados que asseguravam, desde a abertura da biblioteca em 22/11/2008, o seu pleno funcionamento e a possível transformação deste espaço numa espécie de “Pavilhão Multiusos Cultural” num evidente atropelo à utilização de dinheiros públicos e fundos comunitários e numa lógica de destruição de um espaço cultural moderno e de serviço público.
A razão evocada para a extinção (económico) esbarra no valor total de ordenados da equipa de 4 pessoas (3700 €) brutos/mês que asseguravam um serviço público à comunidade local, regional e nacional e a todos os turistas que anualmente visitam esta bela vila portuguesa. Este assunto já está a ser devidamente tratado ao nível da DGLAB (Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) desde o passado mês de  Março  mas não queria, por um imperativo de cidadania e de respeito por todos aqueles que, no nosso país, desenvolvem a sua actividade profissional na área cultural, deixar de dar conhecimento pessoal desta situação gravíssima.
Está activa uma petição on-line relacionada com esta causa que já conta com mais de 1800 assinaturas de um leque variado de agentes culturais nacionais e tendo  o apoio do dr.  António Arnaut , dos ex-Secretários de Estado da Cultura Francisco José Viegas (PSD), Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira  Nery e e Elísio Sumavielle (PS) e do ex-Ministro da Cultura socialista Manuel Maria Carrilho e dos cientistas Carlos Fiolhais e  Galopim de Carvalho. Assinaram igualmente a petição os escritores João Tordo, Richard Zimler, Jacinto Lucas Pires, Alice Vieira, José Fanha, o poeta Nuno Judíce, os arquitectos Siza Vieira e Souto Moura e os cantores Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho, Luís Represas e Rui Veloso.




Este assunto foi abordado nestes blogues:





Esta situação foi tema em destaque no programa "Dias do Avesso" do dia 22/04/2014 conduzido pelo psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Isabel Stillwell




De forma a tentar reverter a situação e também com o intuito de reunir o número de assinaturas legalmente estabelecido para uma petição ser acolhida no Parlamento (4000) solicitamos (equipa) o apoio de todos os profissionais e amigos de bibliotecas.


Em prol de todos aqueles que trabalham na promoção do livro e da leitura


Muito obrigado

De um bibliotecário e sua equipa tristes mas determinados
  
Jorge Gustavo Lopes