VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

segunda-feira, maio 30, 2016

O voo do golfinho

Na sequência do Projeto "Contas tu e conto eu" apresenta-se o trabalho da turma 2º Acm (professora: Julieta Teixeira) com o livro "O voo do golfinho"



Para ver o vídeo, seguir o link.


Feito com Padlet



quarta-feira, maio 25, 2016

Desafios Éticos na Escrita

Decorreu no dia 25 de maio no edifício da Reitoria da Universidade do Porto o seminário “Desafios Éticos na Escrita”, organizado pela Vice-Reitoria da Formação e Organização Académica e pelo Conselho Geral da U.Porto.

Ler mais


Destaques:

Charles Brazeman, Full Professor of Education na University of California, Santa Barbara e Professor Visitante na FPCEUP com o apoio da Fundação Fullbright, foi o orador principal deste seminário com uma conferência que teve por título “Facing academic writing and finding the poetry in it”.

Oradores neste seminário foram também Alfredo de Sousa, José Pacheco Pereira e Frei Bento Domingues, membros cooptados do Conselho Geral da Universidade do Porto, que irão refletir sobre a ética na escrita da sua área de especialização, a intervenção pública.







segunda-feira, maio 23, 2016

Lançamento do catálogo da Exposição P.





Para ver o vídeo de encerramento da Exposição, seguir o link








sexta-feira, maio 13, 2016

Curtas na Biblioteca Escolar da EB Constituição






Os alunos foram convidados a pensar nas razões pelas quais “curtem” a sua biblioteca escolar e a planificarem um pequeno filme em que o demonstrassem. Colaboraram na elaboração do vídeo alunos da Turma A de 4º ano da EB Constituição.

Com os devidos agradecimentos aos alunos envolvidos neste Projeto, assim como a todos quantos os apoiaram. Agradecimento especial para a Dra. Luísa Queiroz e para Dra. Cristina Teixeira.

Curtas na Biblioteca - assistir ao vídeo




quinta-feira, maio 12, 2016

Vencedores Concurso Literário "Um Conto de Natal"

Lista de vencedores- Concurso Literário "Um Conto de Natal" 2015


LEITURAS QUE ACONTECEM

Escalão
Nome dos participantes
Escola/agrupamento
Professor coordenador
Prémio
A
SOFIA SANTOS GOMES
Ag. Escolas Carolina Michaelis
Cristina Isabel Marques Teixeira

MARIA LEONOR LAPA VIDAL
 "
 "

MATILDE ISIDRO EIRAS
 "
 "
D
ANA CONCEIÇÃO RIBEIRO
Ag. Escolas carolina Michaelis
Maria João Moura

Vencedora do Escalão A - 1º prémio - ler o conto

Escalão D - 1º prémio - ler o conto



Registo de entrega dos prémios:

Na EB Constituição, para ver mais seguir o link



Na EBS Carolina Michaëlis


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow personalized with Smilebox



quarta-feira, maio 11, 2016

Vencedor da VI edição do Concurso Literário de Escrita Criativa

Parabéns, José!


José Barroso Gouveia é o vencedor da VI edição do Concurso Literário de Escrita Criativa na categoria do 2º ciclo do ensino básico, promovido pelo programa municipal O Porto a ler.

Resumindo os factos:

Conforme divulgado em devido tempo e publicado posteriormente neste blogue (ver: http://bibcarolmich.blogspot.pt/2015/12/concurso-de-escrita-criativa.html
o Programa "O Porto a ler" promoveu mais uma edição do Concurso de escrita criativa, desta vez dedicado a "O Palácio de Cristal", atendendo às comemorações dos seus 150 anos.

Na biblioteca escolar Carolina Michaëlis, o Professor Jorge Mateus dinamizou uma palestra sobre o mesmo tema, no sentido de fazer o seu enquadramento histórico e facilitar o trabalho de quem pretendesse participar no Concurso em questão.
(ver: http://bibcarolmich.blogspot.pt/2016/03/o-palacio-de-cristal.html)

Apenas alguns alunos de 5º ano demonstraram esse interesse, os quais foram orientados pela Professora Iolanda Gonçalves.

Cada aluno terá feito a sua pesquisa individual sobre o tema e usado determinada dose de imaginação que terão contribuído para a construção do texto que produziram e foi enviado para Concurso.

E o resultado foi este ... !

De acordo com informação recebida,
 "cumprindo o regulamento do concurso,  irão ser publicados no portal de notícias do Porto, os trabalhos e alunos a premiar nesta edição de 2015/2016 com um tablet da marca Samsung".

Aguardamos a marcação da data sessão de entrega de prémios que ocorrerá nos Paços do Concelho e para a qual estão convidados todos os participantes (docentes e discentes) e ainda os familiares e amigos mais próximos do José Barroso Gouveia.

Da nossa parte estimamos que continuem a fazer ... Boas Leituras!


Para ver o vídeo de entrega dos prémios, seguir o link.







Para saber mais seguir o link

Para ver a notícia sobre a sessão de entrega dos prémios




quinta-feira, maio 05, 2016

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Comemorando o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade de Países Lusófonos, recebemos a escritora Teresa Guimarães.

Como diz o povo, "é de pequenino que se torce o pepino" e daí ter sido convidada esta contadoras de histórias para nos falar de livros, de leitura e dinamizar breves atividades de escrita, adequadas aos alunos de 1º ciclo.



Para ver o vídeo, seguir o link