VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quinta-feira, junho 16, 2016

Hora do Conto








Colar de Contos é um desfiar de histórias ternas e simples.

Como num colar, que conta a conta se fecha, também Colar de Contos dá a volta ao ano, com pequenas histórias que nos prendem uns aos outros...

E, depois das histórias ... uma sessão de autógrafos.



domingo, junho 12, 2016

Exposição de trabalhos (PAC) na Biblioteca Almeida Garrett


A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Projeto de Animação Comum promovido pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que tem por missão, explorar e divulgar a obra literária de autores portugueses.






Ao longo do ano a BMAG promoveu um programa de conferências com diversos especialistas (José António Gomes, Paula Morão, Luzia Sousa e Cristina Valadas) que permitiu aos professores bibliotecários aprofundar o seu conhecimento na obra da escritora.

A Pedagogia em Luísa Dacosta

O feminino em Luísa Dacosta

A fauna em Luísa Dacosta

A ilustração de Cristina Valadas na obra de Luísa Dacosta


Outras formações para professores bibliotecários realizadas na BMAG

Na solidão o sonho ...

No sonho, a liberdade ...

Do sonho à realidade ...


Obra da escritora Luísa Dacosta inspira alunos





sábado, junho 11, 2016

quinta-feira, junho 09, 2016

Lançamento de livro






Apresentação do livro 'Big Bang ao Homem'




Lançamento da obra, editada pela U.Porto Edições.

A sessão terá lugar no próximo dia 15 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 

A apresentação da obra será feita por Cândido Agra, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Direito da UP.

A obra 
Do Big Bang ao Homem é uma coletânea de textos resultantes de um conjunto de palestras que tiveram lugar na Reitoria da U.Porto, no âmbito da Exposição Terra em Transformação. São debati­dos temas de uma vastíssima problemática: da origem do Universo à origem da vida e do homem, passando pelo aparecimento dos planetas, da Terra, das plantas e dos animais. Ao leitor é permi­tido vislumbrar a riqueza conceptual e metodológica de diversas disciplinas de investigação, mas acima de tudo, perceber as ideias centrais de cada tema e o esforço de articulação das distintas áreas do saber. Somos todos cidadãos do Universo, mas só através do entendimento dos aspetos centrais do conhecimento integral que temos do mundo é que podemos efetivamente usufruir desta cidadania.

O autor 
Orfeu Bertolami e Helena Couto (coord.)
Frederico Sodré Borges, Nuno C. Santos, João Pais, Mário Mendes, Octávio Mateus, António Amorim e João Pedro Cunha Ribeiro.


U.Porto Edições
Reitoria da Universidade do Porto