VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
Mostrar mensagens com a etiqueta PES. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PES. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, julho 16, 2012

Perigos e riscos das redes sociais

Cumprindo a sua função formativa, a bilioteca foi espaço de formação dirigida para encarregados de educação e para professores, dinamizada pelo PES.


No passado dia 30 de maio, a Biblioteca acolheu, mais uma vez, uma atividade dinamizada pela equipa de Educação para a Saúde, no âmbito da formação de Professores, subordinada ao tema: Perigos e riscos das redes sociais.

Esta atividade contou com a parceria estabelecida com o Centro de Saúde da Carvalhosa – Extensão Aníbal Cunha – tendo como oradores os médicos estagiários que fazem o atendimento no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, às sextas-feiras de manhã.

 

Objetivos:


- Identificar as razões que levam os jovens a utilizar as redes sociais.
- Consciencializar para os perigos e riscos das redes sociais.
- Conhecer dicas de segurança para tirar o melhor partido desta realidade virtual.

 

 

Avaliação:


Esta atividade ficou marcada não só pela diversidade e profusão de ideias, conceitos e situações marcantes, no domínio das Redes Sociais, como também, pelas estratégias de comunicação utilizadas pelos oradores.

 Os problemas apresentados e as imagens projetadas foram estratégias assertivas. Cativaram a atenção e estimularam a reflexão. Foi uma experiência marcante, duradoura e positiva, tendo-se conseguido, por via menos convencional, uma divulgação mais abrangente e acessível. No final, o flyer distribuído permitiu levar a discussão do tema para outros contextos, nomeadamente, a sala de aula ou a família, abrindo-se, desta forma, a possibilidade de novas oportunidades de reflexão.

domingo, fevereiro 26, 2012

Café para Pais

Realizou-se no dia 17 de Fevereiro, Sexta-feira - 21h30, na Biblioteca, um café para pais.


Uma exposição dinamizada pela prof. Carla Souto (Educação Visual) com os alunos do 9º A e B, no âmbito da divulgação do gabinete da saúde também esteve disponível no espaço da biblioteca.


 

 
                                

Foi organizada uma estante com livros relacionados com a temática que podem ser requisitados pelos encarregados de educação.

   
                   

                            
  
                    
     
                      

                      

                                    


Relacionada com a Educação para os afetos, estavam igualmente expostos trabalhos de gravura em linóleo, dos alunos do 8º A, dinamizados na disciplina de Expressão Plástica pela prof. Mª Ângela Tavares



A Dra. Mafalda, do Projeto ASAS orientou uma visita guiada no Auditório à exposição ali patente.

   

 

terça-feira, janeiro 31, 2012

Sessão de sensibilização para professores

Orientação Sexual, Identidade de Género, Homofobia e Transfobia


A equipa do PES agendou para o dia 1 de fevereiro, quarta-feira, pelas 15h20m, na Biblioteca, uma sessão dinamizada pelo Dr. Telmo Fernandes, da Associação ILGA Portugal, no âmbito da orientação sexual e identidade de género e apresentação de bibliografia e materiais de apoio ao professor.


 
O projeto Porto Arco-Íris é uma iniciativa promovida pela Associação ILGA Portugal.
Trata-se de um projeto sedeado na cidade do Porto que obteve apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional, através do Programa Operacional Potencial Humano, numa tipologia de suporte a organizações que trabalham no âmbito da igualdade.
O projeto assume como missão responder à necessidade de intervenção no combate à discriminação com base na orientação sexual e identidade género, através da realização de um conjunto de ações desensibilização, assim como outras iniciativas de cariz cultural e formativo dirigidas àpopulação em geral mas também a públicos específicos, como escolas e outras comunidades educativas.
Da mesma forma, procuram responder a princípios definidos na lei nº60/2009, que estabelece o regime de aplicação da educação em contexto escolar, onde se define explicitamente o objetivo de promoção de uma educação inclusiva neste âmbito.



Nesse sentido, foi-nos proposta uma colaboração com a nossa escola, com as seguintes iniciativas:
1 - a oferta de livros e outros materiais informativos que versam sobre questões relacionadas com Orientação Sexual e Identidade de Género à biblioteca escolar;
2 - a dinamização de sessões de sensibilização sobre Orientação Sexual, Identidade de Género, Homofobia e Transfobia, dirigidas quer ao corpo discente quer ao corpo docente e auxiliares.