VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, março 17, 2016

Dia do Agrupamento

A terminar a Semana da Leitura, assinala-se o Dia do Agrupamento

Objetivos:

  • partilhar saberes e experiências;
  • reforçar o sentido de pertença.


Dinâmica da actividade:

  • Vai decorrer o intercâmbio entre escolas, que ocupará a maior parte dos alunos do Agrupamento.

Horário:
  • 09h30m – Início da actividade.
  • 10h30m / 11h00m – Intervalo
  • 11h00m / 12h00m – Continuação da partilha entre turmas.
  • 12h00m – Fim da actividade e retorno às respetivas escolas.




Ler mais publicações no Calaméo


Posteriormente será feita uma publicação com todos os contos identificados, com capa elaborada por alunos de 3º ciclo na disciplina de Educação Visual.

A encerrar o Dia ... 




O diário de uma abelha nada aselha





A sessão teve início com um momento musical protagonizado por alunos de 2º ciclo, sob direção da professora de Educação Musical, Drª. Cecília Alves.










segunda-feira, março 14, 2016

Projeto Contas tu e conto eu


Integrado na Semana da Leitura apresenta-se o Projeto Contas tu e conto eu, promovido pela Câmara Municipal do Porto.












Semana da Leitura

Decorre de 14 a 18 de março a Semana da Leitura.


Na 10ª edição da Semana da Leitura, sugerem o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos.

A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

A Semana da Leitura surge, pois, como uma grande festa, que envolve não só escolas e encarregados de educação, mas também autarquias, empresas, assim como escritores, artistas, jornalistas, atores ou individualidades públicas, que desenvolvem atividades de leitura junto das populações, ultrapassando-se em muito a sala de aula pela apropriação do espaço público, que se torna espaço de festa onde nascem e se cimentam ELOS de LEITURA. 



Ao longo de toda a semana estará disponível, à entrada da BE/CRE, uma exposição de cartazes elaborados por alunos de 3º ciclo alusivos à Semana da Leitura e subordinados ao tema: Elos de Leitura.





Como incentivo à leitura e à escrita, estão disponíveis no blogue desde fevereiro, contos elaborados por alunos sobre "O Porto antigo".

Decorre uma votação cujo prazo foi alargado até 17 de março, para apurar o conto da preferência da comunidade.

Para ler os contos, seguir o link
http://bibcarolmich.blogspot.pt/p/escritos.html

Para votar:
http://bibcarolmich.blogspot.pt/2016/02/contos-palavras-do-porto.html

No Dia do Agrupamento (18 de março) será divulgado o título e o/a autor/a do conto mais votado.


Decorre, ainda ao longo da Semana da Leitura uma Exposição de trabalhos de alunos no âmbito do Clube UNESCO, sobre gastronomia da Páscoa.







quinta-feira, janeiro 21, 2016

Concurso Elos de Leitura em cartaz



Clica no link para consultar o Regulamento.

Este Concurso, iniciativa do Plano Nacional de Leitura, enquadra-se na 10ª Edição da Semana da Leitura e centra-se no tema «ELOS de Leitura».

O Concurso desenvolve-se no quadro dos objetivos definidos para a Semana da Leitura 2016, nomeadamente:

  • promover o gosto pela leitura, sublinhando as dimensões do prazer, da festa e da partilha;
  • promover o conhecimento e a compreensão de temáticas diversas, de textos e de autores nacionais ou internacionais;
  • tornar evidente a importância da leitura e da escrita, na comunidade escolar, dando-lhes visibilidade;
  • estimular a imaginação, articulando a palavra e a leitura com as ciências e as artes.

O público-alvo do concurso é constituído pelas crianças e pelos jovens de todos os níveis de educação e de ensino.


sexta-feira, março 20, 2015

Semana da Leitura

16 a 20 de março de 2015

Dedicada ao tema “Palavras do mundo”, promoveram-se diversas atividades das quais se destacam:
·         Divulgação do livro:
o   Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos – a sua projecção nas artes e nas letras portuguesas”; Coordenação: Maria Manuela Gouveia Delille et al (disponível na BE/CRE para requisição domiciliária) como forma de assinalar a data de nascimento da patrona do Agrupamento (15 de março);


·         Exposição de cartazes sobre a Semana da Leitura e sobre o Projeto de Animação Comum (PAC) - Agustina Bessa Luís, elaborados por alunos do 8ºAc, orientados pelo professor de Educação Visual José Sinde.


·         Exposição itinerante, promovida pela Biblioteca Almeida Garrett, no âmbito do Projeto de Animação Comum (PAC), dedicada a Agustina Bessa Luís.

·         Exposição de trabalhos sobre lendas e outros textos, no âmbito do Projeto “À descoberta do outro”, da responsabilidade do Clube Unesco, em resultado da parceria com uma escola de Cabo Verde.



·       Projeção do Filme “A vida de Pi” de Ang Lee, baseado no romance homónimo, de Yann Martel (disponível na BE/CRE para requisição domiciliária);



·         0 7º Ac, acompanhado da professora de português (Ana Rita Sampaio) apresentou na BE/CRE algumas obras lidas durante o 2º período, no sentido de promover o livro e a leitura.


·         Na EB Bom Pastor, recebemos a Dra. Maria Adelaide Monteiro da Biblioteca Municipal Almeida Garrett que fez a promoção da obra de Agustina Bessa Luís e revelou curiosidades da sua biografia, no sentido de incentivar a leitura desta autora que reside no Porto.



·         Alunos das turmas 6º Bc e 6ºDc dramatizaram, leram poemas e outros escritos, intercalando execução musical ao som de flauta, sob orientação das professoras de português – Dulce Santos; Alíria Silva e de Educação Musical – Cecília Alves.






Parceria com o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo

·         Assinalando o “Dia Mundial da Água” e o “Dia Internacional dos Rios”, na sequência da iniciativa do Centro de Educação Ambiental que nos apresentou o tema “Salvem os rios”, alunos de 1º ciclo das EB/S Carolina Michaëlis, EB Bom Pastor e EB Constituição, orientados pelas respetivas professoras (Teresa Ribeiro, Julieta Teixeira, Rosa Silva, Lídia Cunha e Cristina Teixeira) dramatizaram, no Auditório da Escola Sede, o texto que os próprios construíram.



3Ac - EB Constituição - Continuação da história “Salvem os rios…”

No fim do inverno, as ovelhas que costumavam ir beber água ao rio, viram a água com uma cor escura. Chamaram os peixes, chamaram, chamaram, chamaram, mas eles nem se viam… Entretanto, lá apareceu um peixe muito velhinho. Disse às ovelhas que todos os outros peixes tinham conseguido fugir daquela água poluída, exceto ele. As ovelhas, ao verem-no assim e tão doente, ficaram muito tristes! E o peixinho continuou a explicar-lhes o que se tinha passado. Uma família de humanos tinha ido viver para uma aldeia ali perto e, todos os dias, resolvia deitar o lixo de sua casa nas águas do rio. Foi então que as ovelhas repararam nas manchas coloridas, aqui e ali, à superfície da água! Eram plásticos, pacotes de leite, copos de iogurte, garrafinhas de água…
O peixinho contou que já tinha as suas barbatanas arranhadas por causa dos vidros que se encontravam no fundo. As ovelhas não queriam acreditar que ainda havia pessoas assim…
Nos dias seguintes, continuaram a visitar o velho peixinho, levavam migalhas, falavam com ele e iam tirando algum lixo para a margem. Num desses dias, ao regressarem à aldeia, encontraram uma família de patos e traçaram um plano para dar uma lição à família que não respeitava a Natureza.



3C/2C - EB Bom Pastor  - Continuação da história “Salvem os rios…”

Convocaram todos os animais da comunidade, para debaterem ideias e elaborarem o plano. As ovelhas deram início à reunião contando a triste história do peixinho. Todos se sentiram solidários e com vontade de encontrar uma solução para aquele problema. Apesar da boa vontade e da variedade de ideias, nenhum participante concordava com as propostas apresentadas.

Um castor, que regressava de férias e não tinha conhecimento daquela assembleia, ouviu com espanto uma grande algazarra em que ninguém se entendia. Foi então que pensou que poderia ser útil, usando a sua habilidade de construção e propôs construir ecopontos com os materiais recolhidos no rio. Muito satisfeitos, os animais concordaram com aquele plano que parecia ser eficaz. Distribuíram as tarefas entre si e iniciaram entusiasmados a recolha dos materiais, enquanto o castor ia montando os ecopontos.


Turmas 1Acm, 2Acm e 4Acm

Narrador - Foi grande a azáfama durante semanas!
(entram 3 meninos – Sara, Zé Pedro e XXX - arfando e a circular agitadamente)
                              
Narrador - As águas do rio estavam límpidas e cristalinas novamente!
Narrador - Todos os animais estavam exaustos (uff… ufa! - todos), contudo orgulhosos, por haverem cumprido, responsavelmente, as tarefas a que se propuseram.
Como no dia seguinte era sábado, combinaram reunir-se (bzz, bz, zzz - todos) naquele mesmo local para tomar medidas no sentido de garantir a preservação do rio.
- E que tal se elaborássemos um cartaz? (Maria e Beatriz - mostrando o cartaz)

A mensagem rapidamente se espalhou por toda a comunidade.

(alguns figurantes – xxxx 2.º ano - deslocam-se em pares pelo espaço segredando)
Chegou, inclusive, ao casal (evidenciando-se no espaço - João e Catarina Jesus) que ficou sensibilizado e desperto para serem bons cidadãos.
(entram alegremente alguns habitantes – Clara, Ana, Inês, xx  - carregando os cestos cheios para o piquenique)
Mais do que uma tarde bem passada, tinham contribuído para o salvamento do rio!
Juntos acordaram o seu compromisso para assegurar um futuro risonho às gerações vindouras.

Ø  Canção para finalizar


mais informação no blogue da EB Constituição

·         A concluir, em pleno Dia do Agrupamento, assinalou-se o “Dia Mundial da Poesia” em relação ao qual, o Grupo de professoras de português dinamizou na BE/CRE, com alunos de ensino secundário, a leitura de poesia e a afixação de poemas escritos, atividade denominada “Vozes e poemas”.



Aqui fica o testemunho e enorme agradecimento da equipa da biblioteca a todos os intervenientes nesta festa da leitura.

Continuação de Boas Leituras!