VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
Mostrar mensagens com a etiqueta apoio ao desenvolvimento curricular. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta apoio ao desenvolvimento curricular. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, março 11, 2013

Resultados da votação nos contos divulgados

865 respostas
 
                                                               Parabéns ao texto vencedor!_______________________________________________________ 
Uma palavra de agradecimento a todos quantos participaram.
Aos autores, porque nos proporcionaram momentos de agradável leitura. Aos votantes, porque mantiveram vivo o espírito de partilha e colaboração, de solidariedade para com o trabalho produzido. Por último, mas com todo o relevo necessário, à Dra. Mª João Moura pelo facto de ter promovido esta iniciativa.
Muito obrigada!
Aguardamos outras iniciativas e, com todo o destaque procuramos apoiar o desenvolvimento curricular e promover a leitura e a literacia.
Oportunamente serão publicados os textos com o nome dos respetivos autores.
Resumo Final
Conto nº 1 – Título: Paris, 181513519%
Conto nº 2 – Título: A carta que nunca te escrevi81%
Conto nº 3 – Título: 50 Minutos 30244%
Conto nº 4 – Título: Escolha sufocante20%
Conto nº 5 – Título: Uma irmã é para toda a vida81%
Conto nº 6 – Título: Verde-esmeralda21731%
Conto nº 7 – Título: Contrastes223%

quinta-feira, agosto 09, 2012

Projeto Escolas no Teatro

Na sequência do trabalho desenvolvido em Língua Portuguesa e Educação Visual, em parceria com o Teatro Nacional São João (TNSJ), e depois da deslocação à Escola do ator/encenador Nuno M. Cardoso para orientar os alunos do 9º ano numa leitura do texto de "Alma" realizou-se na BE/CRE a exposição dos trabalhos de Ed. Visual.

 

 



Os alunos assistiram à representação de "Alma" no TNSJ e desenvolveram os trabalhos com base no dossiê pedagógico facultado pelo TNSJ.
Esta exposição esteve patente até ao fim de julho, na Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos da Escola.


terça-feira, junho 12, 2012

Exposição de pintura - Cristina Pessoa


A disciplina de Filosofia, com o seu objeto de estudo tão abrangente, reflete sobre os Valores Estéticos.



Uma obra de arte é sempre um desafio porque ao interpretá-la, dotamo-la de um significado que configura o nosso modo de ver e pensar. Na verdade, a obra de arte contém uma multiplicidade de contradições que nunca se esgotam e na tentativa de querer alcançar o que é único, original e genial, afirma-se como um todo, um absoluto. Resultado de uma atividade livre, desinteressada e sem preconceitos, é também o ponto de convergência de todas as civilizações. A arte liberta os sentidos e desperta-os para o diferente ou para outras dimensões provocatórias e não familiares.


Para debater estas e outras ideias, temos o privilégio de ter connosco uma professora da escola que nos vai guiar, pela sua obra estética, em exposição na nossa Biblioteca e trocar impressões que vão incentivar e alimentar o diálogo, melhor dizendo, o debate inteligente e aberto, fundamental para consolidar ideias, aprendizagens… enfim, reflexões várias … com a orientação de uma artista muito querida e tão próxima: a Prof. Cristina Pessoa.

Desde já, o nosso muito obrigado!

Prof. Raquel Pereira/ Alunos 10º AV



Esteve na nossa biblioteca, no dia 17 de  maio a Pintora Cristina Pessoa para falar do seu trabalho aos alunos de Artes Visuais.



Esta aula aberta aconteceu no âmbito do Apoio ao Desenvolvimento Curricular prestado pela BE/CRE, neste caso, tendo como objeto a área disciplinar de Filosofia.

Na sequência desta atividade, esteve patente durante uma semana uma exposição de pintura da Dra. Cristina Pessoa.




terça-feira, março 20, 2012

Semana da Leitura

Dando continuidade às atividades previstas para a Semana da Leitura ...

Hoje visitou-nos Nuno M. Cardoso, ator, encenador que "trabalhou" os alunos do 9ºB para apresentarem, na BE/CRE, a leitura da versão dramatúrgica de "Alma" de Gil Vicente.

Experiência interessante e do agrado de quem assistiu.
Ficou demonstrado que o empenho individual permite, em tão pouco tempo, fazer um trabalho que mereceu aplauso.
O nosso agradecimento ao TNSJ, nas pessoas de Nuno M. Cardoso e Luísa Corte-Real.


Esta apresentação insere-se num Projeto em curso, resultante da parceria entre a Biblioteca da nossa Escola (ESCM) e o Teatro Nacional S. João (TNSJ) e que envolve as disciplinas de educação visual e língua portuguesa, designado Projecto ESCOLAS NO TEATRO – 2011-2012.

O TNSJ organiza o projecto Teatro/Escola/Teatro destinado a promover trabalhos de Expressão Plástica e/ou Escrita concebidos e elaborados por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Profissional, a partir da experiência obtida com a fruição das peças da programação de 2011-2012.