VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, novembro 04, 2015

"BOOK" - Tecnologia de ponta

Esta é mais uma dica importante para quem gosta de tecnologia. Porque não?!!

Interessante apreciar este vídeo.





sexta-feira, novembro 16, 2012

Aniversário de nascimento de José Saramago


Fundação Saramago festeja hoje os 90 anos do escritor com "Dia do Desassossego"

 



Para a celebração dos 90 anos de Saramago - que coincide com o 30º aniversário da edição do "Memorial do Convento" - a Fundação José Saramago organizou uma série de eventos, que começam a partir das 12:00 de hoje.

 
 
 

O grupo de teatro Éter vai recriar nessa altura algumas passagens do romance "Memorial do Convento", em frente à Casa dos Bicos, e Jorge Baptista da Silva cantará árias de Domenico Scarlatti, o compositor da corte de D. João V, a que a obra de Saramago se refere, num espetáculo dirigido por Vera Barbosa.

A Fundação José Saramago, que tem hoje e sábado entradas gratuitas, apela aos leitores que devem recordar e inspirar-se nas palavras do Prémio Nobel

 "Escrevo para desassossegar os meus leitores".


Com esse espírito, os apreciadores da obra de Saramago, e também de Fernando Pessoa, autor de "O Livro do Desassossego", são convidados a sair à rua com as obras para ler e partilhar.


As janelas e varandas da sede da Fundação José Saramago vão estar decoradas pelo pintor José Santa Bárbara, com figuras do romance, como Blimunda, Baltazar ou frei Bartolomeu de Gusmão e, no interior, estará uma exposição de retratos do escritor, da autoria de nove ilustradores portugueses e espanhóis.


Na Biblioteca da Escola Secundária Carolina Michaelis estão disponíveis diversos títulos deste(s) autor(es) para requisição domiciliário ou leitura no local.


Boas Leituras!



segunda-feira, outubro 22, 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


OUTUBRO







De acordo com os princípios da International Association of School Librarianship - IASL, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares



decidiu declarar o dia
22 de outubro
como o


Dia da Biblioteca Escolar


Para celebrar esta data, a IASL propôs um tema aglutinador:

Bibliotecas escolares
uma chave para o passado, presente e futuro 


Programa de atividades na BE/CRE

Feira do livro usado

 Visitas guiadas à Biblioteca Escolar

Guia do Utilizador da Biblioteca

Divulgação do Clube de Amigos da Biblioteca

Exposição de novas aquisições na estante de novidades

Inscrição no Concurso PORDATA - 3ª edição


Bibliopaper 14:30H


Participa!











quinta-feira, junho 28, 2012

Poesia Animada

As alunas do Curso Profissional de Animador Sóciocultural dinamizaram, no dia 24 de maio,  uma sessão de poesia direcionada para alunos do 7º ano.


Depois de uma breve apresentação

   

Foi colocar mãos à obra

 


E surgiram escritos que foram afixados na biblioteca.



Foi uma sessão animada na qual cada um procurou dar o seu melhor contributo.

sexta-feira, maio 18, 2012

Dia Internacional do beijo

Comemorou-se Dia 13 de abril - sexta-feira

A professora de Educação Moral e Religiosa Católica - Elisabete Fonseca - dinamizou na Biblioteca uma sessão comemorativa desta data.
Alguns alunos assistiram a uma apresentação de trabalhos de colegas sobre o tema.

Especialistas dizem que beijar traz benefícios à saúde física e psicológica.



quinta-feira, maio 17, 2012

Concurso Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura (PNL) – em articulação com a DGLB / Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a RBE / Rede das Bibliotecas Escolares – promoveu o Concurso Nacional de Leitura.
Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
Realizou-se na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em 24 de abril, a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Alunos Apurados para a Fase Distrital:

                                  Ana Raquel Costa, nº 2 - 7ºA

                                  Carolina Monteiro, nº6 - 7ºA

                                  Catarina Teixeira, nº9 - 8ºA

                                  Mariana Correia, nº 18 - 10ºLH3

                                  Carlos Carvalho, nº1 - 11ºTD3

                                  Márcia Sousa, nº18 – 12ºLH2


 

A Márcia foi, ainda, apurada para a prova oral

 

Enquanto os restantes "torciam" pela Márcia ...



Pela primeira vez a nossa escola participou no Concurso Nacional de Leitura.
Durante o 1º período letivo procedeu-se ao apuramento dos alunos, na Fase de Escola. O agradecimento devido às professoras Ana Revez, Marta Ribeiro, Ana Isabel Lopes e Joaquina Carvalho da área disciplinar de Português/Língua Portuguesa. No final do 2º período e início do 3º, logo que foram divulgadas as obras em estudo foi a leitura e preparação para a fase distrital. Alunos e professoras empenharam-se e valeu a pena. Foi muito positiva esta participação. Ficou a semente... para os anos que se seguem.

Agora, vamos promover uma sessão de leitura relacionada com as obras que foram estudadas para esta fase distrital. A saber:
  • "As aventuras de João sem medo" de José Gomes Ferreira

  • "Patagónia express" de Luís Sepúlveda

  • "Livro" de José LuísPeixoto

  • "Nos passos de Magalhães" de Gonçalo Cadilhe

Estes livros estão disponíveis na biblioteca da escola para requisição domiciliária. Podem participar na sessão de leitura: alunos, professores, funcionários, encarregados de educação ...

Recomenda-se a leitura de uma das obras.
Boas Leituras!



Comenius


Entre os dias 20 e 30 de Abril, visitaram a nossa escola cinco delegações de professores e alunos vindos da Turquia, Itália, Bulgária, Inglaterra e Polónia, num total de 41 elementos, com o objetivo de conhecer a nossa escola e país, cultura, tradições, costumes e, no que respeita a alunos, experimentar a vida de um jovem estudante português do ensino secundário. Alunos e professores, famílias anfitriãs e funcionários tiveram oportunidade de desenvolver as suas competências linguísticas em inglês, aprender palavras noutras línguas e, não menos importante, tomar contacto direto com pessoas de outros lugares e culturas, desenvolvendo, assim, competências sociais, abolindo preconceitos.
 

 

 

 

 

O programa de atividades para esse período foi variado, incidindo, sobretudo, na assistência a aulas, apresentação, em inglês, das escolas, cidades e países de onde provêm essas delegações, sessão de aprendizagem do português, “workshop” de reciclagem de papel, jogos e atividades sobre a mudança de atitudes necessária para evitar a destruição de recursos naturais essenciais à vida, e visita a monumentos icónicos da cidade do Porto, entre outras. No que respeita a deslocações fora do Porto, 70 professores e alunos foram visitar Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, no dia 25 de Abril.

A comunidade educativa teve oportunidade de assistir a um Charity Party, no dia 24 de Abril, pelas 19 horas, cuja angariação de fundos revertirá a favor da WFP, tal como previsto. Será um momento em que as delegações ofereceram um espetáculo de música e dança típicas dos seus países, bem como produtos e / ou objetos característicos das suas regiões. Seguiu-se um Jantar Internacional com música e “Disco Music”, para que todos os alunos se pudessm socializar, partilhando um gosto comum.

Os professores tiveram reuniões de trabalho para avaliar as atividades que se desenrolaram ao longo deste ano letivo e para analisar as que se irão desenvolver posteriormente, para além de preparar a próxima Reunião Internacional Comenius que se irá realizar na Turquia, em Setembro próximo.

A Professora responsável pelo Projeto,
Mª da Graça A. Cruz (grupo 330)

quinta-feira, março 01, 2012

Profissões da cultura à procura dos jovens

Projeto "As profissões da cultura na Câmara Municipal do Porto"

Este projeto é uma iniciativa da Direção Municipal de Cultura, para divulgação das práticas de trabalho desenvolvidas pelos técnicos que trabalham nos Museus, nas Bibliotecas e nos Arquivos da Câmara Municipal do Porto e destinada, preferencialmente, a alunos do 9º ano. Apesar do convite ter sido endereçado a todos os alunos de 9º ano, apenas 13 alunos da mesma turma se mostraram interessados
Assim, os alunos da turma A do 9º ano participaram numa visita (workshop) de estudo à Biblioteca Municipal Almeida Garrett no dia 24 de fevereiro de 2012.

Objetivos:
  • Divulgar a prática de trabalho desenvolvido pelos técnicos que trabalham na BMAG
  • Abrir perpetivas aos alunos em fase de decisão do seu percurso académico
Os alunos foram acompanhados pelos professores Júlia Braga Gouveia, José Alberto Valente e Mª Ângela Tavares (professora bibliotecária)
 

Após uma visita guiada à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, formaram-se pequenos grupos de alunos que, acompanhados pelos técnicos procuraram "ser bibliotecários por horas".

Através de uma visita comentada ao ciclo de produção do trabalho técnico e do desenvolvimento de atividades técnicas junto de colaboradores da CMP, os nossos alunos ficaram a conhecer como se faz:
  • Preparação e montagem de exposições;
  • Contar uma história: da preparação à apresentação;
  • Preparação de uma maleta pedagógica;
  • Realização de uma atividade no auditório - da marcação ao seu términus"
 

 



No final, foi entregue documentação relacionada com as atividades desenvolvidas.

quarta-feira, novembro 30, 2011

Encontro com escritores / Investigadores

Palestra
"A luz no quotidiano"

agendada para as 10 Horas do dia 30 de novembro no anfiteatro 0.3, proferida pelo Sr. Professor Doutor Luís Miguel Bernardo, catedrático do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Esta palestra enquadra-se no programa “ Sessões Júnior à volta dos livros”, a partir de livros publicados pela Universidade do Porto.




Na sua preleção o autor da obra





fez referência a fenómenos relacionados com a luz e a instrumentos de observação/registo da interação da luz no quotidiano, destacando algumas aplicações.
Concluiu dizendo que "a luz é uma entidade omnipresente que interatua de diversas formas com a matéria inerte e a matéria viva".

De destacar a oferta do 1º volume do livro de sua autoria que se encontra disponível na biblioteca para consulta / requisição.

Recomenda-se!

sexta-feira, outubro 21, 2011

outubro - mês das Bibliotecas Escolares

Dia Internacional da BE
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) definiu o dia 24 de outubro



Desde início deste mês que a professora bibliotecária, coordenadora da BE/CRE, em comemoração do mês das Bibliotecas Escolares, tem vindo a fazer formação dos utilizadores (alunos) que se deslocam à BE em tempo letivo, previamente agendado, fundamentalmente na aula de português.

Na mesma oportunidade, a coordenadora do Clube UNESCO, tem vindo a apresentar a "oficina de escrita criativa" que pretende dinamizar como atividade extracurricular.

O objetivo é promover a literacia e o sucesso escolar dos alunos.

No dia 24 de Outubro de 2011, pelas 12H, acontecerá mais uma sessão de formação de utilizadores, na BE/CRE.

Aguardamos a vossa visita!












Enquanto decorriam estas atividades recebemos a visita de professores timorenses, a Dra. Flávia de Jesus Leite e o Dr. Alberto Belo, acompanhados pela coordenadora do Departamento de Línguas e coautora de programas de inglês (Timor).





 
O Jornal da Unesco publicou um artigo no qual se faz referência a este trabalho de parceria da Biblioteca com o Clube Unesco.