VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
Mostrar mensagens com a etiqueta teatro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta teatro. Mostrar todas as mensagens

sábado, abril 08, 2017

sexta-feira, janeiro 27, 2017

sexta-feira, agosto 02, 2013

Festival Varandas

 
O Festival Varandas convida todos a olharem para o alto dos edifícios da Baixa do Porto. Estes pequenos terraços suspensos vão ser palco de literatura, música, dança ou poesia
 

 
 
A partir do dia 2 de Agosto, e até Setembro, um passeio pela Baixa pode tornar-se numa saída cultural, já que a cultura vai estar à espreita nas varandas do Porto. É o Festival Varandas que está de volta e traz momentos de dança, música, poesia, literatura e até teatro.
 
 


segunda-feira, março 11, 2013

Semana da Leitura


"Navegar nos Livros"

 

Clique aqui para responder ao questionário de avaliação desta semana da Leitura


Ao longo desta "Semana da Leitura" propomo-nos
"navegar nos livros".
Assim, iniciamos com a abertura de uma
"feira do livro usado"
que estará disponível até 6ª feira à tarde.
Durante a tarde de 2ª feira, no auditório, pode assistir-se a uma representação de "Os Maias"
Recorda-se a existência, na BE/CRE, de diversos exemplares desta obra de Eça de Queirós que poderão ser objeto de requisição domiciliária.


__________________________________________________________________


Na 3ª feira, pelas 12 Horas, "Encontro com a escritora Laura Costa", na BE/CRE.

Em tempo oportuno foi colocada informação, neste blogue, sobre a autora e os livros que ofereceu à BE/CRE. Pode ser consultada em http://bibcarolmich.blogspot.pt/2013/02/laura-costa-escritora.html










Pelas 15:30 H recebemos no Anfiteatro 0.3  o
Investigador principal do Centro Interdisciplinar de Investigação Marítima e Ambiental da  Universidade do Porto  (CIIMAR) para uma palestra sobre

Pescas: Como são capturados e chegam até nós os alimentos do
mar?
a partir do livro: “Que Comemos?”
(que a Editorial da Universidade do Porto ofereceu à BE/CRE)
Resumo:
Após uma breve explicação sobre as pescas e o seu estado atual, serão referidos todos os métodos de captura do pescado, com ênfase nos mais utilizados em Portugal. Serão explicados os princípios de funcionamento de cada um deles, o seu respeito maior ou menor pelo ambiente e pelo pescado, o circuito que geralmente seguem e a sua relação com a qualidade final do pescado obtido.

Seguidamente, pretende-se fazer uma perspetiva do futuro da pesca e do papel da aquacultura nesse futuro.
Área: Ciências do Meio Aquático

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.
 
 
 
 
______________________________________________________
Na 4ª feira, pelas 15:30H, no Anfiteatro 0.3 e em

comemoração do centenário da publicação da obra de Niels Bohr
"Estrutura de átomos e moléculas"
o Professor Catedrático Jubilado Carlos Corrêa, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto vai certamente encantar os jovens e os adultos que queiram comparecer para uma amena cavaqueira sobre ciência, fundamentalmente física e química.

Continuando a navegar, recorda-se que o referido livro da autoria do físico Niels Bohr pode ser requisitado na BE/CRE para leitura domiciliária.

 
 
 
 
 
_____________________________________________________
5ª feira, para os mais novinhos alunos da Escola Carolina Michaëlis (1º ciclo), pelas 14:00 H, no Anfiteatro 0.3 vamos exibir o filme de animação baseado no livro de José Saramago
"A maior flor do mundo"
relatado pelo próprio autor.


 
Na BE/CRE encontram-se vários exemplares deste título que poderão ser requisitados para leitura domiciliária.


Pelas 21:00 H, na Auditório da Escola Carolina Michaëlis haverá oportunidade de assistir a uma
"Tertúlia de Poesia"
Convidado especial: Poeta José Almeida

 
Declamação de poesia por poetas, alunos, professores e convidados
  • Fado
  • Canções
  • Tango argentino
E uma insustentável leveza da alma.


_________________________________________________
6ª feira pelas 10:30 H, na BE/CRE será exibido o DVD

"Fernando Pessoa"

oferta da casa Fernando pessoa e disponível para requisição domiciliária.


Assinalando o DIA DE CAROLINA MICHAËLIS, será feito destaque do fundo documental, de obras relacionadas.


Para saber mais consultar http://bibcarolmich.blogspot.pt/2012/03/carolina-michaelis-de-vasconcelos.html


Visita à Exposição permanente de Fotografia sobre
"Os lugares de Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos", na Sala de Estudo



 
16:00 H - Encerramento da "feira do livro usado"

 







sábado, fevereiro 23, 2013

Aprender Teatro

Abrir a Cortina


Clube de Teatro para jovens

 
 
 

Público-alvo: jovens dos 12 aos 16 anos

Máximo de participantes: 20

Formadora: Lara Morgado (fundadora do Grupo de Teatro X-Acto)

Local: Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Preço: gratuito

Duração: março a junho de 2013


Inscrições abertas
 
 

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Teatro / Poesia

"O que vai na cabeça do menino Manuel"

7, 8, 9 e 10 de Março 2013
Escolas, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico:
Quinta e Sexta-feira, 10h30 e 15h00*
Público em geral, Maiores de 6 anos:
Sábado e Domingo, 16h00

*sessões por marcação prévia


Ficha de apoio pedagógico



sexta-feira, dezembro 14, 2012

Teatro na Escola


No âmbito do Projeto de Animação Comum (PAC), promovido pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett e em parceria com a Biblioteca Escolar Carolina Michaëlis, o Grupo de Teatro apesenta uma adaptação de "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen

Convite

14 de dezembro - 15:00H
15 de dezembro - 21:00H

AUDITÓRIO
Entrada gratuita



Contamos com a vossa presença!







quinta-feira, junho 28, 2012

Auto da Barca do Inferno (em espanhol)

Por iniciativa do Professora Helena Pinto, um grupo de alunos  representou o Auto da Barca de Gil Vicente, em Espanhol.
Aconteceram várias representações, dado o interesse manifestado por muitos que não tiveram oportunidade de assistir na primeira apresentação deste espectáculo. O desempenho notável dos alunos, orientados pelos dinamismo dos professores envolvidos na atividade, fez a delícia de quem esteve no Auditório da Escola.

 
Alunos participantes (atores)
11º LH2 - Joana Azevedo, João Tomé, Letícia, Mariana, Marta Silva, Marta Cleto, Rui, Sónia
12º LH1 - Inês, Luciana, Rute, Sara, Soraia
10º LH1 - Diogo (apoio técnico), Rute
10º LH2 - Patrícia
10º LH3 - Fabiana
12º LH2 - Pedro
12º AS - Todas as alunas da turma

 
 
Com a colaboração de,
Professores:
- Carla Souto (Ed. Visual): elaboração da máscara do bode.
- Sónia Barbosa e Bebiana (Expressões): elaboração das barcas.
- Vera Carvalho (Expressões): coreografia das figurantes (alunas do 12º AS).

Assistentes operacionais:
Dª Fernanda
Sr Paulo
Sr Helder
Sr Jorge (apoio técnico)


  

Para o ano há mais ...

quinta-feira, março 15, 2012

Carolina Michaëlis de Vasconcelos

Quem conhece?


(Berlim, 15 de março de 1851 - Porto, 22 de outubro de 1925)


Aproveitem para ficar a conhecer a primeira professora universitária em Portugal.

 

Nada melhor para dar início à "Semana da Leitura 2012" na nossa escola.


Programa para 15 de março - 5ª feira:

  •  Na BE/CRE está patente uma exposição de trabalhos dos alunos de 8º ano - Expressão Plástica - Gravura, inserida no Projeto de Animação Comum (PAC) relacionada com a obra "Constantino Guardador de Vacas e de sonhos" de Alves Redol.
  • Na entrada da Biblioteca, está disponível uma Exposição de Fotografia de uma aluna do Ensino Secundário (10ºAV1). Apareçam para apreciar "as fotos da Cláudia". Uma boa imagem pode valer por muitas palavras ...
  

10:10H - Teatro no Auditório, por alunos do ISPGaya. Apresentação da Instituição de ensino superior pelo Eng. Justino Lourenço.

Estiveram presentes alunos do ensino básico (8ºB E 9ºA) e do ensino secundário (10º AS1, 11º AS1, 11º LH2 e LH4, 12º AS1) acompanhados pelos respetivos docentes.
Depois de assistir a uma dramatização por alunos da licenciatura em Serviço Social

   


versando problemáticas relacionadas com o curso que frequentam, proporcionou-se uma oportunidade de dialogar com os atores (alunos) e os professores que os acompanharam (Dras. Cristina Ribeiro e Jacqueline Marques).

    


No final deixaram-nos informação sobre os cursos lecionados no ISPGaya, prospectos que se encontram disponíveis na biblioteca e poderão ter utilidade para quem se encontra em fase de seleção do seu percurso escolar.
O nosso agradecimento pela vinda à nossa escola.


  • No âmbito da Semana da Leitura, recorda-se que na biblioteca existem muitos títulos que podem ser consultados e passíveis de requisição domiciliária. Basta uma visita!

Programa para 16 de março - 6ª feira:

  • "Todos a ler na sala de aula" - A Biblioteca sugere que ao longo do dia de 6ª feira, nas aulas, se façam leituras de pequenos excertos de obras (relacionadas com os conteúdos lecionados ou, simplesmente leitura recreativa) que poderão ficar como sugestão para novas leituras ou re...leituras. Ler é saber!


Programa para 2ª feira - 19 de março:

  • 9.30H - Abertura da "Feira do Livro" com as Editoras Leya e Porto Editora
 


Boas Leituras!




 

segunda-feira, janeiro 02, 2012