Espaço de divulgação da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Carolina Michaëlis.
VIAGENS NA MINHA TERRA
"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
segunda-feira, abril 29, 2013
sexta-feira, abril 26, 2013
Contos Plausíveis
Estes contos (serão contos?) não são plausíveis na acepção latina de merecerem aplauso. São plausíveis no sentido de que tudo neste mundo, e talvez em outros, é crível, provável, verosímil. Todos os dias a imaginação humana confere seus limites, e conclui que a realidade ainda é maior do que ela.
Carlos Drummond de Andrade.
Etiquetas:
Carlos Drummond de Andrade,
contos,
Gato Vadio
As bombas de Guernica
Guernica, 26 de abril de 1937. É segunda-feira, dia de mercado para os sete mil habitantes da pequena cidade basca. A vida corre com relativa normalidade até que, por volta das 16h30, os sinos da igreja começam a tocar a rebate. Não há tempo para grandes espantos.
Cinco minutos depois está um avião a sobrevoar o povoado e a lançar seis bombas explosivas e uma saraivada de granadas. Logo a seguir aparece outro avião. E depois outro. Começava o massacre e um dos episódios mais trágicos da Guerra Civil de Espanha.
No final do ataque aéreo, as esquadras de bombardeiros Heinkel 111 e Junker 52, num total de quarenta aviões, tinham lançado trinta toneladas de bombas e metralhado sem piedade homens, mulheres, crianças e até gado. A cidade estava completamente destruída.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/as-bombas-de-guernica=f721328#ixzz2RVMtyLZ6
Etiquetas:
Espanha,
Guernica,
guerra civil espanhola
quinta-feira, abril 25, 2013
25 de abril
Eles conhecem os símbolos do 25 de Abril mas confundem os factos
Rita Pimenta
Cravos, liberdade e Grândola, vila morena... O PÚBLICO pediu a 84 alunos do 9.º ano que definissem o que sabiam sobre esta data. Do povo falaram muitos, de Salazar, alguns, da Guerra Colonial, muito poucos.
Etiquetas:
25 de abril,
iliteracia,
programas curriculares
terça-feira, abril 23, 2013
Prémios Literários a Concurso
Ver aqui.
Informação da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas sobre Prémios literários a concurso.
Informação da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas sobre Prémios literários a concurso.
Concurso Literário Maia 2013
O Concurso Literário, que nesta edição conta com o apoio da Porto Editora, tem como principal objectivo promover e incentivar o gosto e a prática pela escrita, particularmente junto da comunidade juvenil do Concelho da Maia, proporcionando aos jovens escritores a oportunidade de divulgarem as suas produções literárias e de se promoverem enquanto artistas.
O Concurso contempla as áreas de poesia e conto, com tema e formato livres, e divide-se em dois escalões: dos 13 aos 18 anos, e dos 19 aos 30 anos de idade.
O prazo de entrega dos trabalhos termina a 31 de maio de 2013.
Para saber mais ver aqui.
Concurso Literário book.it
Este concurso destina-se a todos os residentes em Portugal, que nunca tenham editado nenhuma obra.
Cada concorrente só poderá entregar um único texto e inédito, podendo ser: romance ou novela, história de vida, livro de contos.
A obra deve ser assinada com o pseudónimo.
Todas as obras deverão ser acompanhadas por uma sinopse da história, devendo ser entregue em CD-ROM, acompanhadas pela ficha de inscrição por correio via CTT, até 31 de maio de 2013.
Para mais informações, ver aqui.
Dia Internacional do Livro
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar, também, o falecimento de outros escritores.
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, recebe, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a final distrital da 7.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos do 3.º ciclo e secundário. O Concurso Nacional de Leitura é uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura/Ler +, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.
O objectivo da iniciativa é "estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos", lê-se no site do concurso.
A 2.ª fase da competição vai consistir numa prova escrita, com perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento, e uma prova oral na presença de um júri, onde serão seleccionados dez alunos, cinco do 3.º ciclo e cinco do ensino secundário.
Este ano a final distrital no Porto vai contar com 258 alunos do 3º ciclo e 85 alunos do ensino secundário, num total de 93 escolas inscritas.
"O balanço é francamente positivo, pois assistimos a um aumento do número de escolas a concorrer ao longo das sete edições", explica Carla Fernandes da Biblioteca Almeida Garrett.
O júri desta edição é constituído pelos professores Rui Nunes e Maria Cabral, e a bibliotecária Carla Teixeira.
A final nacional do Concurso Nacional de Leitura vai realizar-se em Maio em Lisboa.
informação: Lusa/SOL
Para a participação neste concurso, foram selecionados 3 alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis conforme informação anteriormente publicada neste blogue
ver aqui e aqui
![]() |
![]() |
Photo collage generated with Smilebox |
Etiquetas:
concurso nacional de leitura,
leitura,
livro
segunda-feira, abril 22, 2013
Alunos de Intercâmbio em visita ao Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis
Programme school exchange -Porto-Busto Arsizio(Italy) - leaflet
Recebemos na biblioteca a visita de alunos e professores italianos na sequência da 2ª fase do intercâmbio cultural entre escolas europeias.
Programa
Recebemos na biblioteca a visita de alunos e professores italianos na sequência da 2ª fase do intercâmbio cultural entre escolas europeias.
Programa
Dia Internacional da Terra
O Dia Internacional da Terra é comemorado a 22 de abril.
Por coincidência hoje também se celebra o descobrimento do Brasil. Quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contacto com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o facto de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.
Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundos conhecedores da flora onde vivem, inclusivé, utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.
Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundos conhecedores da flora onde vivem, inclusivé, utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.
Provavelmente, se aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra!
A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
ler mais
Etiquetas:
Brasil,
Dia da Terra,
Índios.,
Poluição
Subscrever:
Mensagens (Atom)