VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

PES


PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril)


 “CRESCER SEM PRECONCEITOS”

Ano Letivo 2016/17



Amnistia Internacional Portugal


Ano Letivo 2015/16


Convite a visitar a exposição com o trabalho final dos alunos sobre Prevenção da Violência e da homofobia na sala de convivio dos alunos na Escola Carolina Michaelis de de 19 a 31 de maio.


A Associação Projecto Criar através do Projeto Parentalidades trabalhou com os alunos de 4 turmas  o tema da Homofobia, com vista à  prevenção da violência e da homofobia.

Com as quatro ações de sensibilização, a APC pretendeu promover comportamentos, atitudes mais tolerantes e valores baseados na igualdade de género, promovendo o envolvimento dos jovens na idealização e realização de materiais informativos ....

Dia do Coração













Projeto AiAi


Realizou-se no dia 7 de abril de 2016, no auditório da EBS Carolina Michaëlis, a apresentação do espetáculo "O Gigante Picante", no âmbito do programa municipal O Porto a ler. Assistiram as turmas 5º Ai, 5ºAc, 6º Bi, 6º Bc e 7º Dc.
Seguiu-se um debate.

Para ver o vídeo seguir o link

Breve descrição do Projeto:

AiAi é um projeto artístico, cultural e educativo que surge com o intuito de criar um núcleo nómada interdisciplinar de artes e expressões que propõe uma variedade de atividades para todo o público. O Projeto AiAi propõe um espaço artístico de criação, formação e de partilha, tendo como base o reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais e artísticas em constante evolução, apoiando-se com mais ênfase no teatro como vetor de emoções e aprendizagens.




Ano Letivo 2014/15  


Observatório da Vida nas Escolas

Página do OBVIE: http://www.fpce.up.pt/ciie/obvie
Página do facebook: http://www.facebook.com/obvie.up

Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação



Ler mais publicações no Calaméo

A inscrição pode ser feita através do seguinte link

Será entrega gratuitamente o Guia M.I.M.E. e o Manual CCAE aos/às presentes.












Ano Letivo 2013/14

Convite

No âmbito do projeto (Des)Igualdades na Escola que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Carolina Michäelis, vimos desta forma convidar os professores/as, encarregados de educação, pais, mães e assistentes operacionais a participarem na sessão de encerramento do projeto no ano letivo 2013/2014.

Esta sessão será realizada no dia 11 de Junho (4ªfeira), pelas 17:30 horas, na Escola Carolina Michäelis.

Agradecemos a Vossa participação!


A Equipa da Saúde


Mª Conceição Campelo



Convite

No âmbito do projeto (Des)Igualdades na Escola que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Carolina Michäelis, vimos desta forma convidar os professores/as, encarregados de educação,  pais, mães e assistentes operacionais a participarem na 3ª sessão de sensibilização que versará a temática dos Maus Tratos a Crianças.

A sessão será dinamizada por algumas comissárias a trabalhar em CPCJ:
- Dra. Amália de Sá (CPCJ Porto Ocidental)
- Dra. Andreia Viana (CPCJ Porto Oriental)
- Dra. Filomena Monteiro (CPCJ Porto Central e Porto Oriental)
Esta sessão será realizada no dia 02 de Junho (2ªfeira), pelas 18 horas, na Escola Secundária Carolina Michäelis.
Agradecemos a Vossa participação!

A Equipa da Saúde


Mª Conceição Campelo



PES_Convocatória Projeto CRIAR




GABINETE DE INFORMAÇÃO E APOIO AO ALUNO

O Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno é um espaço de atendimento individual ou em grupo onde os alunos podem conversar, apresentar dificuldades ou problemas, esclarecer as suas dúvidas e dar sugestões, no âmbito da saúde em geral e da sexualidade em particular.
Este espaço está focalizado para a necessidade de respeitar direitos e diferenças individuais, numa escola que se pretende inclusiva.
Estamos, por isso, empenhados em promover não só o desenvolvimento das relações humanas, norteadas por valores de tolerância, não-discriminação e não-violência, como também, em estimular, nos alunos, a capacidade crítica e a experiência de responsabilidade e autonomia, essenciais na construção dos seus projetos de vida.

Objetivos



·       Realizar um atendimento personalizado dos alunos visando o bem-estar físico, mental e social;


·     Promover a orientação e ou encaminhamento face a situações problemáticas relacionadas com a Educação para a Saúde e Educação Sexual;


·     Promover atitudes de tolerância, solidariedade e respeito mútuo;


·     Disponibilizar informação no âmbito da Educação para a Saúde e Educação Sexual;


·     Dar resposta às principais dúvidas dos jovens na área da sexualidade e outros problemas relacionados com a adolescência;


·     Orientar os jovens para a tomada de decisões conscientes e responsáveis;


·     Criar um espaço aprazível onde os alunos se sintam apoiados e compreendidos nos seus problemas;


·     Contribuir para a prevenção das infeções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez na adolescência.

Como funcionamos?

Podes aparecer no Gabinete de Apoio ao Aluno, na sala 0.13, sozinho ou em grupo,  e conversar com um professor ou com as médicas estagiárias do Centro de Saúde, expor as tuas dúvidas/problemas;
  • Neste espaço podes pesquisar informações, participar em dinâmicas de grupo ou tirar dúvidas, no âmbito das várias áreas da saúde;
  • Aqui poderás ser ouvido, encontrar respostas, receber orientação e informação disponível.
Estratégias

Divulgação a toda a comunidade escolar da existência deste serviço com indicação sucinta dos seus objetivos;
Trabalho continuado com os Diretores de Turma e outros professores que solicitem a intervenção do Gabinete;
Atendimento de novas situações por solicitação de qualquer membro da comunidade educativa;
Estabelecimento de parcerias com entidades exteriores à escola;
Articulação para estudo de caso, com a colaboração da médica escolar - Dra. Teresa Saraiva, da enfermeira - Maria do Céu Henriques, das médicas estagiárias da Unidade de Saúde Pública – ACES - Porto Ocidental e do SPO da ESCM;
Manutenção de um correio eletrónico que facilite o contacto com os alunos;
Promoção e desenvolvimento de atividades lúdicas – pedagógicas com o apoio das diferentes áreas disciplinares.

Como  podes contactar-nos?
  • Dirigindo-te às instalações do Gabinete, Sala 0.13 (o horário de atendimento está afixado na porta).
  • Enviando um e-mail com as tuas dúvidas, sobre sexualidade ou outras temáticas na área da saúde, para o nosso Gabinete, através do seguinte endereço: gabinetedoaluno.escm@gmail.com
É garantida a privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito dos utilizadores do Gabinete, obtida direta ou indiretamente, de forma presencial ou através de meios informáticos.
Nas mensagens que nos enviares não tens de te identificar, mas deverás colocar a idade e o ano de escolaridade, apenas para fins estatísticos, e todas as questões serão respondidas (diretamente para o teu endereço de e-mail).

FICAMOS À ESPERA DAS TUAS DÚVIDAS…

INFORMA-TE… PELA TUA SAÚDE E BEM-ESTAR!

J

A Equipa do PES
  • Prof. Amélia Cardoso
  • Prof. Cecília Sousa
  • Prof. Conceição Campelo
  • Psicóloga - Graça Machado
  • Prof. Maria José Diniz
  • Prof. Pedro Pacheco
A Coordenadora:
Prof. Raquel Pereira









O PES na Biblioteca …. Para divulgação e atualização de informação


outubro 2011



Dia da Alimentação:



  • Início da dinamização do Projeto: "Faz dos alimentos o teu medicamento".
  • Distribuição de um inquérito e tratamento estatístico dos resultados, afixados no placard da Biblioteca.
  • Criação de um flyer com regras alimentares.


Esta atividade permitiu envolver os alunos em trabalhos de pesquisa, sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, durante o ano letivo. Os trabalhos foram afixados, mensalmente, na biblioteca e envolveram várias disciplinas. Os resultados do inquérito preenchido pelos alunos, permitiu perceber alguns erros alimentares mais comuns e proporcionou a oportunidade para refletir e tomar consciência da necessidade de alteração de alguns hábitos. O interesse demonstrado pelos alunos, nesta temática, e o caso e o caso detetado de anorexia nervosa, levou à preparação de uma atividade, subordinada ao tema: Distúrbios alimentares, em contexto da sala de aula, direcionada para os alunos do 12ºAV e 12ºCT1, dinamizada pelos médicos estagiários que fizeram o atendimento no Gabinete, às sextas feiras. Os alunos responderam bem às propostas apresentadas e empenharam-se num diálogo aberto, esclarecedor e profícuo.






dezembro 2011

Teve lugar uma palestra sobre "SIDA", dirigida aos alunos, na sala 0.3
 
 
 

Harvard apresenta nova pirâmide dos alimentos


Exercício físico e café são novas sugestões



Para mais informações consulta o endereço

Realizou-se no dia 1 de fevereiro, uma palestra para professores, na Biblioteca, dinamizada pelo Dr. Telmo Fernandes que apresenta o Projeto Porto Arco-Íris nos termos seguintes:

É uma iniciativa promovida pela Associação ILGA Portugal, uma IPSS que trabalha em prol da integração das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero) desde1996. Trata-se de um projeto sedeado na cidade do Porto que obteve apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional, através do Programa Operacional Potencial Humano, numa tipologia de suporte a organizações que trabalham no âmbito da igualdade.
O projeto assume como missão responder à necessidade de intervenção no combate à discriminação com base na orientação sexual e identidade género, através da realização de um conjunto de ações desensibilização, assim como outras iniciativas de cariz cultural e formativo dirigidas àpopulação em geral mas também a públicos específicos, como escolas e outras comunidades educativas.Esta intervenção procura responder a vários requisitos do IV Plano Nacional para a Igualdade, nomeadamente as medidas:

65 - Promover uma campanha para a não discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género
66 -  Sensibilizar profissionais de áreas estratégicas para as questões da orientação sexual e identidade de género
67 - Promover a sensibilização de públicos juvenis para as questões de orientação sexual e identidade de género
68 - Promover a dotação das redes bibliotecárias municipais e escolares de uma oferta diversificada e inclusiva na área da orientação sexual e identidade de género


Da mesma forma, procura-se responder a princípios definidos na lei nº60/2009, que estabelece o regime de aplicação da educação em contexto escolar, onde se define explicitamente o objetivo de promoção de uma educação inclusiva neste âmbito.

Nesse sentido, gostaríamos de propor uma colaboração com a vossa escola, disponibilizando-nos desde já para as seguintes iniciativas:

1 - a oferta de livros e outros materiais informativos que versam sobre questões relacionadas com Orientação Sexual e Identidade de Género à biblioteca escolar

2 - a dinamização de sessões de sensibilização sobre Orientação Sexual, Identidade de Género, Homofobia e Transfobia, dirigidas quer ao corpo discente quer ao corpo docente e auxiliares

 

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CAFÉ PARA PAIS - 17 de Fevereiro, Sexta-feira, 21h30






Traga o seu namorado(a) ... nós oferecemos o café e o acompanhamento do seu educando





Convite endereçado pela Associação de Pais aos Encarregados de Educação


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A equipa dos PES em parceria com a Biblioteca da Escola dinamizou esta atividade que contou com a presença de alguns encarregados de educação.





A Biblioteca organizou uma estante com bibliografia adequada ao tema que poderá, a todo o tempo, ser requisitada pelos encarregados de educação para leitura domiciliária.





Proporcionou-se, ainda, oportunidade de apreciarem uma exposição de cartazes de divulgação do Gabinete da Saúde (a funcionar na sala 0.13) elaborados por alunos de 9º ano. Assim como uma outra exposição relacionada com o Projeto de Educação para os afetos, relativamente ao qual foram elaboradas, por alunos do 8º A, gravuras em linóleo com base na leitura da obra "Constantino Guardador de vacas e de sonhos" de Alves Redol.



Exposição Itinerante: A sexualidade ao longo do ciclo de vida.






A terminar, a Dra. Mafalda Matos (MDV, Projeto ASAS) orientou a visita guiada à Exposição sobre Educação Sexual, no Auditório.



Esta exposição contribuiu para promover o diálogo e consolidar conhecimentos. Teve grande adesão por parte dos professores e alunos constituindo uma mais-valia na transmissão dos conteúdos na área da sexualidade humana. Também houve espaço para se esclarecerem dúvidas e debaterem temas tais como: adolescência, puberdade, parentalidade, gravidez, contraceção, Ist’s, violência nas relações de intimidade, auto-estima, entre outros. O conceito da exposição, teve impacto pela sua originalidade. Seis cubos interativos contêm jogos e imagens diferentes associados a uma temática sobre a sexualidade. Cada cubo vai sendo movimentado à medida que se faz a exposição e nas suas faces vão surgindo novas atividades. Pretende-se que os visitantes realizem diversas ações, nomeadamente, o jogo de perguntas dispostas em dados gigantes promotoras da participação interactiva. O prof. Pedro Pacheco referiu que na disciplina de Ciências Naturais os conteúdos programáticos, do ensino básico, foram abordados pela explicação das monitoras em vários domínios da saúde e da sexualidade. A professora de Psicologia B, Conceição Campelo referiu que a temática da sexualidade e relações interpessoais esteve em conformidade com as orientações do programa da disciplina, tendo contribuído para uma aprendizagem mais interativa com o recurso a uma estratégia menos convencional e mais apelativa aos interesses e motivações dos alunos. Realizaram-se 15 visitas à Exposição (uma das turmas realizou duas visitas) tendo-se abrangido um total de 276 destinatários.


 



 



 











Realizou-se uma formação para professores, em duas sessões (11 e 18 de abril) relacionada com a problemática da saúde mental, Dinamizada pela Dra. Natália Costa do Projeto Professores UPA (unidos para  ajudar) fazem a diferença.


   

Nos dias 11 e 18 de abril, a equipa de Educação para a saúde da ESCM, promoveu uma Ação de Formação para Professores, com a duração de cinco horas, dinamizada pela Dra. Natália Cristina dos Santos Costa, com o apoio científico da Faculdade de Educação da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Projeto ENCONTRAR+SE, inserido no Projeto Professores UPA Fazem a Diferença, destinado a professores do ensino básico e secundário.
Esta atividade ficou marcada não só pela diversidade e profusão de ideias e conceitos, específicos, no domínio da saúde mental, como também, pelas estratégias e dinâmicas de grupo aplicadas e totalmente adequadas ao contexto escolar.
Os professores inscritos foram guiados por uma especialista com a disponibilidade e motivação em transmitir o saber que foi assimilado, reorganizado, reestruturado com mais propriedade. Foi uma experiência marcante, duradoura e positiva que mereceu elogios dos participantes tendo-se conseguido, por via menos convencional, uma divulgação mais abrangente e acessível, na área da promoção da saúde mental, saúde escolar e prevenção e tratamento da doença.

No dia 30 de abril, celebramos o Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações (29 de abril - domingo), no Anfiteatro 0.3, às 10h10m. Esta atividade está inserida no PAA do PES e foi dinamizada pela Enfermeira Clara Azevedo da Unidade de Cuidados da Comunidade da Boavista.
Participaram turmas do secundário e uma turma de 10º ano de Animação Sóciocultural, dos Cursos Profissionais.
No passado dia 30 de maio, a Biblioteca acolheu, mais uma vez, uma atividade dinamizada pela equipa de Educação para a Saúde, no âmbito da formação de Professores, subordinada ao tema: Perigos e riscos das redes sociais.


Esta atividade contou com a parceria estabelecida com o Centro de Saúde da Carvalhosa – Extensão Aníbal Cunha – tendo como oradores os médicos estagiários que fazem o atendimento no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, às sextas-feiras de manhã.


O Gabinete

O Projeto de decoração do Gabinete, proposto no início do ano, ao grupo de Artes Visuais, excedeu as expetativas. Os alunos realizaram um trabalho dinâmico e excecional, motivados, orientados e envolvidos pela professora Carla Souto. O Projeto foi apreciado pelo grupo de Artes Visuais e pela equipa de Educação para a Saúde.





Os critérios adotados basearam-se nas formas e cores mais simples e apelativas, permitindo uma compreensão imediata e uma maior clareza na comunicação das valências e funções do GIAA. Também foi criado um novo logotipo, pelos alunos do 9º ano, que vai ao encontro dos seus gostos/vivências.




A decoração do Gabinete e criação de um logotipo, pelos alunos, de acordo com os seus interesses e motivações. Destaca-se a criatividade, originalidade e identidade: os motivos desenhados, os seus nomes e as palavras pintadas nas paredes do Gabinete, são a prova que os alunos se reveem neste trabalho.






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