VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

Materiais Didáticos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)
Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança.





Curso de História Contemporânea

Curso concebido e promovido pela Associação 25 de Abril com a parceria da Associação de Professores de História.
Referem que a concretização deste curso só foi possível graças aos apoios recebidos do Ministério da Educação e Montepio.




"Muito Além do Jardim" (Being There, EUA, 1979) é um filme que têm duplo efeito, diverte e funciona como parábola sobre os mistérios da condição humana. Sem dúvida é um filme singular que ocupa um lugar único na história da sétima arte.

Chance é o jardineiro de um homem rico. O filme não informa o espectador sobre o passado dele ou de qualquer outro funcionário da casa. Quando seu patrão, o dono da casa morre, Chance é despejado. Veste os ternos feitos para o patrão, e vai para as ruas pela primeira vez na vida. Ele jamais conheceu outras pessoas. Sua experiência de vida restringia-se ao jardim dessa residência, ao convívio com os demais funcionários e a ver televisão. Não tem regras de conduta, é ingênuo. Quando encontra uma gangue de delinqüentes juvenis, tira o controle remoto do bolso e tenta desligá-los.

O discurso de Chance é um discurso de jardineiro, fala de modo objetivo de flores, árvores e estações do ano. Não sabe o que significa a palavra "metáfora". Chance fala a partir de uma visão de mundo aparentemente restrito (as coisas do jardim). Só que as pessoas insistem em ver significados ocultos onde não há nenhum. E tomam-no como sábio. Através de seu amigo Ben, as palavras de Chance chegam a inspirar um discurso do presidente norte-americano, que anda preocupado com a recessão, "Outono e inverno. Depois, primavera e verão", diz Chance. Ele está falando, obviamente, do jardim, mas o presidente acredita ser uma metáfora de esperança para a nação.

O filme, em si, pode indicar ao espectador que é uma metáfora ou parábola. E como metáfora ou parábola pode fazer significar ou interpretar aquilo que cada um queira significar ou interpretar a partir de suas próprias experiências e vivências.

Podemos tomar em consideração a principal obra de Schopenhauer "O Mundo Como Vontade e Representação" que inicia dizendo que "O mundo é a minha representação". A tese básica de sua concepção filosófica é a de que o mundo só é dado à percepção como pura representação. O mundo tal como o percebemos não tem realidade em si, é apenas um “sonho de nosso cérebro”, um sonho bem coerente que não tem mais realidade substancial do que os do sono. Podemos então perguntar “se este mundo nada mais será que representação; e nesse caso deveria passar diante de nós como um sonho sem substância, fantasma aéreo, indigno de valor; ou então indagaríamos se ele não é alguma outra coisa”. Mas essa realidade interior não pode ser tomada como algo sem valor, é a experiência interior que nos leva a reconhecer-nos como indivíduos com necessidades, tendências, aspirações, em sentido amplo, uma vontade e esta vontade está tão ligada a nosso corpo que se manifesta imediatamente em movimento corporal. O corpo, que é um objeto entre outros, aparece como expressão de uma vontade; muito mais, como uma vontade mesma. Ele é a vontade conhecida pelo exterior, como representação: “A vontade é o conhecimento a priori do corpo, e o corpo é o conhecimento a posteriori da vontade, [...] meu corpo é a objetividade de minha vontade”.

Ficha Técnica
Título Original: Being There
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1979
Estúdio: BSB / CIP / Enigma / Fujisankei / Lorimar Film Entertainment / NatWest Ventures / Northstar
Distribuição: United Artists / Warner Bros.
Direção: Hal Ashby
Roteiro: Jerzy Kosinski
Produção: Andrew Braunsberg
Música: Johnny Mandel
Fotografia: Caleb Deschanel
Desenho de Produção: Michael D. Haller
Figurino: May Routh

Edição: Don Zimmerman

















Branquinho da Fonseca



O Involuntário - um canto de Branquinho da Fonseca

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

AUDIOLIVRO: "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado






Franz Kafka: a história do homem que acordou inseto






O Ano da morte de Ricardo Reis
























A Ilha Encantada - Hélia Correia


A história começa com o naufrágio de uma embarcação onde seguia o rei de Nápoles, o seu filho, o "falso irmão" deste (duque de Milão) e vários membros da corte.

Encontram abrigo numa ilha remota onde vive Próspero, o "verdadeiro" duque de Milão, a filha e dois escravos - Caliban (um ser disforme e diabólico que corporiza os instintos animalescos do Homem) e Ariel (uma figura etérea, espiritualizada e leal, cujos poderes mágicos se combinam com os de Próspero).

Próspero, que tem o dom de alterar as condições atmosféricas, tinha, afinal, sido o responsável pelo naufrágio da embarcação, de forma a ajustar contas com o impostor e usurpador do título do Ducado de Milão. Ler mais


Guião de leitura e escrita






 Leitura de A Tempestade de William Shakespeare





A Tempestade - filme

Baseado  na obra de William Shakespeare






O Tesouro - Selma Lagerlöf



Sir Arne's Treasure
Filme mudo, considerado um clássico da história do cinema, baseado na novela de Selma Lagerlöf, Herr Arnes penningar (1903) ; traduzida em português, pub. 2007: O Tesouro





Recursos Educativos RBE

Conjunto alargado de recursos educativos, em linha, para apoio às actividades a realizar pela biblioteca, pelos professores e alunos, na escola ou no domicílio.




Guiões de apoio para português


Testes de Português - do  7º ao 12º ano














Com o contributo da Associação de Professores de Português, podem aceder a diversos materiais didáticos








Introdução à Netiquetahttp://www.rbe.min-edu.pt/np4/112.html

Sem comentários: