VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quinta-feira, maio 17, 2012

Comenius


Entre os dias 20 e 30 de Abril, visitaram a nossa escola cinco delegações de professores e alunos vindos da Turquia, Itália, Bulgária, Inglaterra e Polónia, num total de 41 elementos, com o objetivo de conhecer a nossa escola e país, cultura, tradições, costumes e, no que respeita a alunos, experimentar a vida de um jovem estudante português do ensino secundário. Alunos e professores, famílias anfitriãs e funcionários tiveram oportunidade de desenvolver as suas competências linguísticas em inglês, aprender palavras noutras línguas e, não menos importante, tomar contacto direto com pessoas de outros lugares e culturas, desenvolvendo, assim, competências sociais, abolindo preconceitos.
 

 

 

 

 

O programa de atividades para esse período foi variado, incidindo, sobretudo, na assistência a aulas, apresentação, em inglês, das escolas, cidades e países de onde provêm essas delegações, sessão de aprendizagem do português, “workshop” de reciclagem de papel, jogos e atividades sobre a mudança de atitudes necessária para evitar a destruição de recursos naturais essenciais à vida, e visita a monumentos icónicos da cidade do Porto, entre outras. No que respeita a deslocações fora do Porto, 70 professores e alunos foram visitar Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, no dia 25 de Abril.

A comunidade educativa teve oportunidade de assistir a um Charity Party, no dia 24 de Abril, pelas 19 horas, cuja angariação de fundos revertirá a favor da WFP, tal como previsto. Será um momento em que as delegações ofereceram um espetáculo de música e dança típicas dos seus países, bem como produtos e / ou objetos característicos das suas regiões. Seguiu-se um Jantar Internacional com música e “Disco Music”, para que todos os alunos se pudessm socializar, partilhando um gosto comum.

Os professores tiveram reuniões de trabalho para avaliar as atividades que se desenrolaram ao longo deste ano letivo e para analisar as que se irão desenvolver posteriormente, para além de preparar a próxima Reunião Internacional Comenius que se irá realizar na Turquia, em Setembro próximo.

A Professora responsável pelo Projeto,
Mª da Graça A. Cruz (grupo 330)

Sem comentários: