VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

sábado, agosto 18, 2012

Teachers' Domain: Terramotos! Quando as placas colidem

Teachers' Domain: Earthquake! When Plates Collide




Esse excerto de vídeo de NOVA: "Terramotos mortais" mostra como a crosta da Terra é composta por lajes rochosas, designadas placas, e como essas placas estão em constante movimento. Como a rocha derretida sobe do interior da Terra e esfria para formar uma nova crosta. Esta, força a crosta mais antiga a esmagar-se contra as outras placas ou a enterrar-se por baixo delas. Usando dados de movimentos de terra, os cientistas são capazes de calcular os níveis de stress nestes limites das placas. Essa tensão libertada em questão de segundos, durante um terramoto, às vezes gera tanta energia quanto milhares de bombas nucleares.


"Earthquake! When Plates Collide." Teachers' Domain. 21 Jun. 2012. Web. 2 Aug. 2012. http://www.teachersdomain.org/resource/nvde.sci.earth.collide/.



Sem comentários: