Fundação Saramago festeja hoje os 90 anos do escritor com "Dia do Desassossego"
Para a celebração dos 90 anos de Saramago - que coincide com o 30º aniversário da edição do "Memorial do Convento" - a Fundação José Saramago organizou uma série de eventos, que começam a partir das 12:00 de hoje.
O grupo de teatro Éter vai recriar nessa altura algumas passagens do romance "Memorial do Convento", em frente à Casa dos Bicos, e Jorge Baptista da Silva cantará árias de Domenico Scarlatti, o compositor da corte de D. João V, a que a obra de Saramago se refere, num espetáculo dirigido por Vera Barbosa.
A Fundação José Saramago, que tem hoje e sábado entradas gratuitas, apela aos leitores que devem recordar e inspirar-se nas palavras do Prémio Nobel
"Escrevo para desassossegar os meus leitores".
Com esse espírito, os apreciadores da obra de Saramago, e também de Fernando Pessoa, autor de "O Livro do Desassossego", são convidados a sair à rua com as obras para ler e partilhar.
As janelas e varandas da sede da Fundação José Saramago vão estar decoradas pelo pintor José Santa Bárbara, com figuras do romance, como Blimunda, Baltazar ou frei Bartolomeu de Gusmão e, no interior, estará uma exposição de retratos do escritor, da autoria de nove ilustradores portugueses e espanhóis.
Na Biblioteca da Escola Secundária Carolina Michaelis estão disponíveis diversos títulos deste(s) autor(es) para requisição domiciliário ou leitura no local.
Boas Leituras!