VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quarta-feira, março 23, 2016

Visita romântica ao Palácio do Bolhão


Para mais informação consultar

imagem


Direção artística PEDRO FIÚZA

Dramaturgia ZEFERINO MOTA

Inclui textos de CAMILO CASTELO BRANCO, ARTUR MAGALHÃES BASTO, ARNALDO GAMA, FAUSTINO XAVIER DE NOVAIS, JÚLIO DINIS, ALMEIDA GARRETT, CONDESSA DO BOLHÃO, ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA e ARTIGOS E ANÚNCIOS DA ÉPOCA

Interpretação SANDRA SALOMÉ ou EDI GASPAR

Figurinos e caracterização LOLA SOUSA           

Nesta visita dramatizada, que tem o Palácio do Bolhão como protagonista, um guia/ator encarnando o espírito da cidade, fará reviver entre estas paredes o Porto do romantismo. 
Através dessa personagem vestindo o trajo, a voz e os modos do tempo em que o palácio foi construído, e numa interação permanente com o público, orienta-se uma visita num divertido e sensível vaivém entre passado e presente. 
O visitante não será apenas introduzido no património artístico e histórico, como através desse guia – espectro de um outro tempo – será convidado a conhecer um dos momentos mais importantes da história cultural e social portuenses.            
Dar-se-á, assim, voz aos grandes autores do Porto novecentista, como Camilo, Garrett, Júlio Dinis, Faustino Xavier de Novaes, ou Arnaldo Gama, e a muitos outros "anónimos" que então habitavam a cidade. Todo esse material da vida humana constrói o discurso do guia que nos convida a viajar em direção ao interior de um palácio e, simultaneamente, à pequena e à grande história de um período memorável da cidade do Porto. 


Sem comentários: