VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

sábado, dezembro 08, 2012

A Biblioteca quebra o silêncio

No dia 10 de Dezembro de 2012, data da comemoração da


A Biblioteca quebra o silêncio

Associámo-nos, assim, à biblioteca do Agrupamento de Escolas de Tabuaço e a tantas outras  ... na ação de sensibilização orientada para a temática da defesa dos Direitos do Homem, abordando a questão do Tráfico de Seres Humanos

Programa:
  1. Divulgação de vídeos sobre tráfico de seres humanos - materiais produzidos pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Tabuaço. Ao longo do dia, na BE/CRE e no plasma da entrada da escola. Disponibilizam-se, igualmente para as salas de aula nas quais os docentes pretendam trabalhá-los no âmbito dos conteúdos programáticos das diversas áreas disciplinares.
  2. Criação do Mural pela Vida – Um espaço, na BE/CRE, onde todos os membros da comunidade educativa podem registar uma mensagem alusiva aos Direitos Humanos.
  3. Destaques na BE/CRE:
                     "Escravas" - livro disponível na biblioteca para requisição domiciliária.




                      10.00H - "Nação Fast Food" - filme, disponível na biblioteca para requisição.






          
                      15:00H - "O rapaz do pijama às riscas" - livro e filme - disponível para requisição









Comunicação da Professora Bibliotecária Magda Borges sobre a atividade:

"Antes de mais, deixem-nos manifestar a nossa alegria pelo facto de tantas bibliotecas escolares terem aderido à nossa iniciativa, para o próximo dia 10 de Dezembro de 2012. 

Esta atividade nasce a partir de um projeto internacional da UNESCO, intitulado



O referido projeto está em pleno funcionamento há já vários anos e aborda a temática do Tráfico de Seres Humanos e das Rotas de Escravos. A sua abordagem reveste-se de um cariz histórico, numa ótica de compreensão do nosso passado enquanto pessoas, mas também de uma lógica de intervenção social e de transformação dos contextos atuais. O Tráfico de Seres Humanos existe à escala mundial, diz-nos respeito individualmente, e enquanto sociedade, tendo lugar em realidades não tão distantes de nós, tanto geográfica como temporalmente. De alguma forma, tendemos a associar esta problemática a países africanos ou asiáticos, sendo que a Europa desempenha um papel de protagonista nos processos ligados a este flagelo.




Assim, e uma vez que a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Tabuaço tinha coordenado localmente o projeto Breaking the Silence, dada a relevância e atualidade da temática, optámos por levar a cabo esta atividade na nossa BE.

Para poder ter uma noção da abrangência da iniciativa, gostava de vos pedir que, após a atividade, nos fizessem chegar um feedback de como correu. Algo breve, claro. Só para podermos saber se conseguimos agitar muitas consciências ou não. Uma vez que todos (ou quase todos nós) usamos facebook, deixo-vos o link para a nossa página, por forma a permitir que possam deixar esse feedback online.
Assim, seria possível que os nossos alunos percebessem que muitos colegas, em diferentes escolas, refletiram sobre a temática."



Muito obrigada a todos! Saudações com letras!

A professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Tabuaço,
Magda Borges





Revista Anistia Internacional Especial Trafico Humano


Sem comentários: