Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, em 21 de fevereiro de 2013
O Dia Internacional da Língua Materna é uma oportunidade ideal para destacar a importância das línguas para a identidade individual ou de um grupo, como a base para toda vida social, económica e cultural.
O multilinguismo é uma fonte de força e oportunidade para a humanidade. Ele incorpora a nossa diversidade cultural e incentiva a troca de perspectivas, a renovação de ideias e a ampliação da nossa capacidade de imaginar. O diálogo genuíno implica respeito pelas línguas, e é por isso que a UNESCO procura utilizar o seu poder de promover o entendimento mútuo.
Encorajamos o ensino na língua materna, o que facilita a luta contra o analfabetismo e contribui para a qualidade da educação. A protecção das línguas também garante a salvaguarda e a transmissão de conhecimento indígena e raro. Ao fornecer a cada um de nós um meio para que sejamos ouvidos e respeitados, constitui também uma força de inclusão social.
Este ano, a UNESCO decidiu explorar os elos entre línguas e livros. Os livros são uma força em prol da paz e do desenvolvimento que deve estar nas mãos de todos. São também ferramentas cruciais de expressão que ajudam a enriquecer as línguas ao mesmo tempo em que registam suas mudanças ao longo do tempo. Nesta era de novas tecnologias, os livros permanecem como instrumentos preciosos, fáceis de manusear, robustos e práticos para a partilha de conhecimento, entendimento mútuo e abertura do mundo para todos. Os livros são os pilares das sociedades do conhecimento e são essenciais para a promoção da liberdade de expressão e para a educação para todos.
Os Navegadores from Ângela Marques on Vimeo.
Na comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, recebemos a visita da Dra. Manuela Galhardo Coordenadora Nacional do SEA em Portugal e Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO que assistiu à apresentação de um poema em linguagem gestual, por alunas de 5º ano da Escola Básica Irene Lisboa. Alunos do ensino secundário da Escola Carolina Michaëlis deram o seu contributo nesta comemoração, relatando a sua experiência como aprendentes de Português - Língua não materna.
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