"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
A inauguração decorreu pelas 18:30H com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto que, no seu discurso, lamentou a ausência de jornalistas, atendendo ao escasso número de representantes de orgãos de comunicação social presentes neste evento.
De acordo com os critérios estabelecidos, e em face da quantidade e qualidade dos trabalhos recebidos na 3ª edição do Concurso PORDATA/ RBE, o júri decidiu premiar os seguintes trabalhos:
Estranhos ímpares
Escola Básica e Secundária de Vale de Cambra Autores João Carlos Muacho, Luciana Vasconcelos e Tiago Rocha
Os problemas que actualmente
surgem nas ciências naturais, economia e engenharia, no âmbito das várias
atividades, não só económicas, mas também as ligadas à saúde, segurança,
ensino, comunicações, ambiente, etc., envolvem fenómenos e processos cada vez
mais complexos, cuja análise requer técnicas matemáticas cada vez mais
poderosas e sofisticadas.
Passatempo de fotografia Num instante... o Património! O passatempo de fotografia Num instante... o Património! consiste numa proposta de criação artística dirigida a jovens entre os 14 e os 21 anos, durante o período de 22 de abril a 24 de maio de 2013. Esta iniciativa é lançada pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com SAPO.PT e integra-se na Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos (EFIM), promovida pelo Conselho da Europa e pelas autoridades da Catalunha.
Regulamento afixado nos expositores da BE/CRE.
Os jovens interessados em participar neste passatempo deverão enviar as suas fotografias para o endereço URL http://instantepatrimonio.fotos.sapo.pt, a fim de serem selecionadas. Os autores das duas fotografias vencedoras receberão prémios TMN e máquinas fotográficas digitais, e as suas fotografias representarão Portugal no catálogo digital da EFIM (www.gencat.cat/cultura/ihpeepim2013es)
DEBATES PÚBLICOS NO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA FCUP O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo uma instituição com longa tradição na formação de professores e reconhecida intervenção no ensino da Matemática em Portugal, convida todos os interessados para os 3 debates públicos que promove sobre o novo programa de Matemática para o ensino básico (e metas curriculares) com o intuito de participar construtivamente no processo em curso, dando o seu contributo para um melhor esclarecimento das temáticas em discussão.
Dias
15 de Maio (quarta-feira) às 17 horas 22 de Maio (quarta-feira) às 17 horas 24 de Maio (sexta-feira) às 17 horas
Pede-se a máxima divulgação destes debates. Local Anfiteatro 0.31 Departamento de Matemática Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Rua do Campo Alegre 687 4169-007 Porto Como cá chegar
Mais uma sessão, desta vez para nos falarem de "O ofício de imprimir livros".
Com Joaquim Gomes, Miguel Carvalho e Fernando Aguiar
sábado, maio 11, 2013
Este filme nasceu da cabeça do realizador Leonardo António, cuja vontade de o fazer era tanta, que usou o seu próprio dinheiro para o conseguir filmar.
Pediu ajuda a muitas pessoas do meio, que acabaram por trabalhar de graça, tudo para que este filme fosse feito.
Foi desta forma que conseguiu cativar pessoas como o Rodrigo Leão, o Albano Jerônimo, o Rui Luís Brás, o Peter Michael, o Gustavo Vargas e eu. E também desta forma conseguiu cativar a Zon/Lusomundo para distribuir o filme.
Assim, passados 2 anos das rodagens estarem concluídas, o filme chega finalmente aos cinemas.
O filme estreou em Lisboa (Amoreiras, Alvaláxia), Grande Porto (Norte Shopping, Gaia Shopping), Faro, Coimbra, Oeiras, Almada.
Mais do que irem ver o filme, que obviamente depende da vossa vontade, horário, finanças ou gosto, aquilo que vos venho pedir é para fazerem publicidade. Falem sobre o filme, partilhem o trailer, se forem ao cinema levem amigos, o que for preciso para que um filme sem apoios e sem publicidade consiga atingir o maior número de pessoas.
Recebemos a Dra. Alexandra
Behrend que nos falou do Panteão Nacional, das estórias que lhe estão associadas, das personalidades cuja memória se pretende preservar pela importância que tiveram para Portugal.
O seu enorme entusiasmo prendeu a atenção da assistência constituída por alunos e professores do secundário e mais alguns dos utilizadores frequentes da biblioteca.
Obrigada pelo seu empenho!
Ficamos com vontade de visitar este Monumento Nacional.