VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quinta-feira, setembro 04, 2014

EXPLORAÇÕES – O Egipto na Arte de Susan Osgood




O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe, até 14 de setembro de 2014, uma exposição que combina o trabalho de desenho técnico e científico com a expressão artística da especialista norte americana Susan Osgood. Esta exposição individual consiste numa visão ecléctica de Arte e Arqueologia, os dois mundos da artista.

No trabalho arqueológico destacam-se os desenhos dos ataúdes soberbos provenientes do túmulo KV 63, o primeiro a ser descoberto no Vale dos Reis desde a descoberta do túmulo de Tutankhamon, em 1922. Osgood trabalha como artista epigráfica na Missão Epigráfica da Universidade de Chicago em Luxor e os seus desenhos mais recentes de relevos de templos são também incluídos na exposição.

A exposição integra trabalhos de arte contemporânea, incluindo esboços de viagens e várias séries de intrigantes pinturas e impressões. As suas inspirações são variadas: grafitis antigos, um antigo mapa do Médio Oriente cartografado pelo Grande Idrisi e as suas muitas experiências de mais de trinta anos de trabalho e de viagem pelo Egipto.

Para saber mais


fonte: Boletim Informativo n.º 109 – 07/08/2014 CIREP - cirep@sec-geral.mec.pt



Sem comentários: