VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quinta-feira, abril 02, 2015

Dia Internacional do Livro Infantil


O dia 2 de Abril é comemorado todos os anos como o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem a Hans Christian Andersen, assinalando a data do seu nascimento em 1805.

Todos os anos também, o International Board on Books for Young People (IBBY)convida um escritor e um ilustrador para produzirem uma mensagem e um cartaz alusivos à efeméride.

Este ano essa responsabilidade coube aos Emirados Árabes Unidos, sendo a escritora Marwa Al Aqroubi e o cartaz da autoria da ilustradora Nasim Abaeian, ambos subordinados ao lema Many Cultures One Story
Com esta efeméride, os organismos, entidades e pessoas de algum modo ligados à educação, à leitura e às bibliotecas pretendem chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.




​No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância. 
Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2015, a DGLAB convidou o ilustrador António Jorge Gonçalves, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser o autor da imagem do cartaz. Tal como tem sido habitual, o cartaz impresso é distribuído pelas Bibliotecas Municipais.







Sem comentários: