VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

domingo, novembro 20, 2016

Platanus orientalis


Pavilhão do Conhecimento

O Dia Nacional da Cultura Científica foi instituído em 1996 por José Mariano Gago, em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, professor, divulgador de ciência e poeta.




No dia 24 de Novembro celebramos a Cultura Científica em Portugal. Este dia integra a Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre de 21 a 27 de Novembro, com centenas de actividades em todo o país.

Nesta data tão especial temos o gosto de lhe dirigir o convite para a cerimónia de atribuição do topónimo Largo José Mariano Gago, no dia 24 de Novembro, quinta-feira, às 12.30, frente ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.   

Será plantado um plátano oriental (Platanus orientalis), árvore que acompanha o conhecimento, no Largo José Mariano Gago, com intervenção de Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto. Tiago Carvalho, bisneto de Rómulo de Carvalho, irá ler o “Poema das Folhas Secas de Plátano” de António Gedeão.

Esta homenagem integra a comemoração dos 20 anos da Ciência Viva, também assinalada pela apresentação pública de uma exposição, livro e arquivo histórico que retratam duas décadas de actividade ao serviço da cultura científica.   
Com a presença de Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, António Costa, Primeiro-Ministro, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. 



Sem comentários: