VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

quinta-feira, março 01, 2012

Profissões da cultura à procura dos jovens

Projeto "As profissões da cultura na Câmara Municipal do Porto"

Este projeto é uma iniciativa da Direção Municipal de Cultura, para divulgação das práticas de trabalho desenvolvidas pelos técnicos que trabalham nos Museus, nas Bibliotecas e nos Arquivos da Câmara Municipal do Porto e destinada, preferencialmente, a alunos do 9º ano. Apesar do convite ter sido endereçado a todos os alunos de 9º ano, apenas 13 alunos da mesma turma se mostraram interessados
Assim, os alunos da turma A do 9º ano participaram numa visita (workshop) de estudo à Biblioteca Municipal Almeida Garrett no dia 24 de fevereiro de 2012.

Objetivos:
  • Divulgar a prática de trabalho desenvolvido pelos técnicos que trabalham na BMAG
  • Abrir perpetivas aos alunos em fase de decisão do seu percurso académico
Os alunos foram acompanhados pelos professores Júlia Braga Gouveia, José Alberto Valente e Mª Ângela Tavares (professora bibliotecária)
 

Após uma visita guiada à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, formaram-se pequenos grupos de alunos que, acompanhados pelos técnicos procuraram "ser bibliotecários por horas".

Através de uma visita comentada ao ciclo de produção do trabalho técnico e do desenvolvimento de atividades técnicas junto de colaboradores da CMP, os nossos alunos ficaram a conhecer como se faz:
  • Preparação e montagem de exposições;
  • Contar uma história: da preparação à apresentação;
  • Preparação de uma maleta pedagógica;
  • Realização de uma atividade no auditório - da marcação ao seu términus"
 

 



No final, foi entregue documentação relacionada com as atividades desenvolvidas.

Sem comentários: