VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

segunda-feira, julho 30, 2012

"A Rosa que não queria ser azul"

Eu tenho de arranjar um jeito de não me deixar levar pelas ideias que já nos dão prontas! Parece que quando pensamos um pouco diferente dos outros, quando não temos as mesmas condições sociais, sentimentos e até os mesmos comportamentos, somos vistos como um "ser de um outro planeta"!
Por exemplo, sei que o nome "Cristal" é um nome esquisito, que a gente não acha facilmente em pessoas, somente em pedras. Mas, no entanto, todos chamam-me de cristal ... É preciso explicar.


Encontra a explicação para isso e mais  no livro
"A Rosa que não queria ser azul" de Sirlene Cristófano, ilustrado por Vânia Magalhães.

Obrigada Sirlene por esta linda história!
ISBN: 9788587658784
Acabamento: Brochura
Peso: 95 g
Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 54
Gênero: Literatura Brasileira
Editora: Alternativa
Tamanho: 22x16
Sinopse:
A Rosa que não Queria seu Azul, de Sirlene Cristófano, é a história de Cristal, uma menina atenta a tudo que tem o desejo de ser diferente do que é, para assim, ser aceite entre as outras crianças mais favorecidas. Ela encontra a solução através de seus devaneios, por meio de sua rica criatividade, que consegue ao longo do enredo "colorir o mundo" com a sua própria imaginação. O conto nos auxilia como trabalhar com a inclusão de crianças que sentem-se marginalizadas em seu "pequeno grupo" por motivos vários. Entendemos que vivemos em um mundo ou em uma sociedade onde as questões de preconceito ainda se fazem presentes em todos os espaços. Na educação é possível constatar que são as crianças de bairros e comunidade mais carentes, as grandes vítimas de desigualdade principalmente no ambiente escolar. Este conto infantil, A Rosa que não Queria ser Azul, trabalha subsídios que nos leva a uma profunda reflexão sobre tais questões com predominância no cotidiano da educação infantil, ao verificar as dificuldades e levantar possibilidades que contribuam com a discussão da temática pelos demais educadores.
"Sollus Distribuidora"

Sem comentários: