VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

segunda-feira, julho 16, 2012

Perigos e riscos das redes sociais

Cumprindo a sua função formativa, a bilioteca foi espaço de formação dirigida para encarregados de educação e para professores, dinamizada pelo PES.


No passado dia 30 de maio, a Biblioteca acolheu, mais uma vez, uma atividade dinamizada pela equipa de Educação para a Saúde, no âmbito da formação de Professores, subordinada ao tema: Perigos e riscos das redes sociais.

Esta atividade contou com a parceria estabelecida com o Centro de Saúde da Carvalhosa – Extensão Aníbal Cunha – tendo como oradores os médicos estagiários que fazem o atendimento no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, às sextas-feiras de manhã.

 

Objetivos:


- Identificar as razões que levam os jovens a utilizar as redes sociais.
- Consciencializar para os perigos e riscos das redes sociais.
- Conhecer dicas de segurança para tirar o melhor partido desta realidade virtual.

 

 

Avaliação:


Esta atividade ficou marcada não só pela diversidade e profusão de ideias, conceitos e situações marcantes, no domínio das Redes Sociais, como também, pelas estratégias de comunicação utilizadas pelos oradores.

 Os problemas apresentados e as imagens projetadas foram estratégias assertivas. Cativaram a atenção e estimularam a reflexão. Foi uma experiência marcante, duradoura e positiva, tendo-se conseguido, por via menos convencional, uma divulgação mais abrangente e acessível. No final, o flyer distribuído permitiu levar a discussão do tema para outros contextos, nomeadamente, a sala de aula ou a família, abrindo-se, desta forma, a possibilidade de novas oportunidades de reflexão.

Sem comentários: