Espaço de divulgação da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Carolina Michaëlis.
VIAGENS NA MINHA TERRA
"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973
quinta-feira, dezembro 24, 2015
segunda-feira, dezembro 14, 2015
7 dias, 7 dicas sobre os media
A Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Gabinete para os Meios de Comunicação Social lançam a 3ª edição do concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.
Com uma imagem renovada, a iniciativa pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Literacia dos Media.
Todas as escolas, públicas ou privadas, podem apresentar um trabalho por tema e por categoria (1.º e 2.º ciclos do ensino básico; 3.º ciclo do ensino básico e secundário), sugerindo-se que o Professor Bibliotecário coordene essa participação.
Não é necessária inscrição prévia; basta o envio dos trabalhos para o endereço indicado no regulamento até ao dia 15 de março de 2015.
Qualquer esclarecimento pode ser solicitado a maria.toscano@mail-rbe.org.
Os autores do trabalho vencedor de cada categoria serão distinguidos individualmente com um tablet ou um cartão oferta de valor equivalente.
Etiquetas:
7 dicas sobre os media,
Concurso 7 dias,
literacia dos media
Concurso Pequeno Grande C
Assumindo a forma de concurso dirigido às escolas do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, este projeto educativo propõe que os alunos realizem uma obra original – um livro de autor – produzida por professores e alunos em contexto escolar.
Este livro de autor constitui um objeto único que integra três atividades criativas – a criação de uma única narrativa, a respetiva ilustração e a construção do livro propriamente dito.
Pretende-se assim mobilizar os professores e os seus alunos para a importância de explorar a imaginação e a singularidade de cada um e de as expressar através da criação de um obra original, realizada em equipa e desenvolvida em sala de aula.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vencedores
24 horas from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Poemas cor de cereja from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Barco do João from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Quatro famílias orquestrais e suas aventuras fenomenais from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Livro dos exploradores from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Um cadáver esquisito from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
O nosso Museu from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Que estranho! from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Transformancha from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
A viagem de Gaspar from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
O homem vermelho from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
O menino, a fada e o dente from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
O rapto from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Olhos from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Piza from Descobrir/Fundação Gulbenkian on Vimeo.
Etiquetas:
concurso pequeno grande C,
Gulbenkian
Realizar-se na Escola
Cada turma participante realizará um pequeno documentário de 5 minutos sobre o tema “A biodiversidade que não conhecemos…mas que queremos preservar”.
Os alunos planificarão e realizarão saídas de campo acompanhadas por biólogos, escreverão o guião do documentário e realizarão as filmagens e edição do filme acompanhados por técnicos de audiovisuais.
Ao longo de todo o projeto os alunos serão acompanhado por um monitor que colaborará com o docente da turma na planificação das sessões e das atividades por forma a adequá-las e enquadrá-las nos currículos e metas curriculares vigentes para o ano escolar em questão.
O documentário será exibido em diversos espaços públicos da cidade e disponibilizado on-line.
A quem se dirige o projeto: turmas do primeiro ciclo.
Número de sessões por turma e sua duração: O número de sessões por turma e duração de cada uma será flexível e de acordo com a planificação feita em conjunto pelo docente e promotores do projeto. No entanto estas deverão incluir quatro fases distintas:
1- apresentação do projeto à turma e preparação de saída de campo para observação de biodiversidade;
2- pesquisa orientada sobre a espécie escolhida e redação do guião pela turma em trabalho colaborativo;
3- obtenção e edição de imagens e som;
4- apresentação do documentário à escola e à comunidade.
Acompanhamento das sessões: A cada turma será associado um monitor (alunos de cursos de mestrados em ensino no primeiro CEB da ESE.IPP), que colaborará com o docente da turma na planificação e execução das sessões, de forma a adequá-las aos programas e metas curriculares vigentes para o nível de ensino em questão.
A cada turma será ainda associado um biólogo, que acompanhará as saídas de campo e orientará a pesquisa dos alunos e um técnico de audiovisuais (aluno da ESE.IPP), que acompanhará os alunos na captação de som e imagem e os orientará na edição do documentário.
Etiquetas:
1º ciclo,
Realizar-se na escola
Livros Falados
O Plano Nacional de Leitura/PNL, a VISÃO Júnior, a Direção Geral da Saúde/DGS, o Oceanário de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE convidam as crianças e os jovens do Pré-escolar, do 1º e do 2º Ciclos a participarem em atividades que, através da leitura e da escrita, lhes sejam propícias à descoberta e ao conhecimento.
Ler em voz alta
A iniciativa ‘Livros Falados’, decorre no ano letivo de 2015-16 e é aberta a todas as escolas, públicas e privadas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e diferentes anos.
Propõe-se treinar competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como desenvolver projetos, dentro da sala de aula, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares): Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos.
Escolher de um livro, da lista indicada - Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos - de acordo com a(s) área(s) temática(s) pretendida(s) para trabalhar e participar
Escolher de um livro, de lista indicada - Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos - de acordo com a(s) área(s) temática(s) pretendida(s) para trabalhar e participar
Neste nível, é indicado um título para o trabalho, em cada um dos temas:
Saúde Oral e Alimentação - Sorriso de estrela [Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães] - Até 19 de fevereiro de 2016]
Os Oceanos - A menina do Mar [Sophia de Mello Breyner] - Até 06 de maio de 2016
domingo, dezembro 13, 2015
Uma Aventura Literária 2016
Cartaz
Editorial Caminho
Concurso Uma Aventura… Literária 2016
Editorial Caminho
Concurso Uma Aventura… Literária 2016
Este ano, à semelhança dos anos anteriores, o concurso tem 5 modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.
Recordamos que este concurso se destina aos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário e o prazo de envio dos trabalhos termina a 16 de fevereiro 2016 (data dos CTT).
A participação tem-se revelado uma boa oportunidade para dar largas à imaginação e ao talento nas diferentes modalidades. Como o empenhamento e êxito dos alunos depende sempre do professor esperamos contar com a sua colaboração.
Este ano, à semelhança do que se verificou nos últimos anos, os trabalhos podem ser enviados pelo correio ou através do site Uma Aventura http://uma-aventura.pt/
Se optar pelo envio através do site Uma Aventura a inscrição e envio dos trabalhos devem ser feitos em simultâneo. Para tal, basta dirigir-se ao nosso site fazer o registo e adicionar o/os trabalhos a concurso (ficheiros word ou imagem .docx, .doc, .png ou .jpg).
A cada trabalho terá que corresponder um registo de inscrição.
Os trabalhos podem ainda ser enviados através do correio (com as fichas de participação devidamente preenchidas), nos moldes habituais, para a seguinte morada:
Concurso Uma Aventura… Literária 2016
Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova nº 2
2610 - 038 Alfragide
Etiquetas:
concurso literário,
Editorial Caminho,
Uma aventura
“Contas tu e conto eu”
O programa municipal de promoção da leitura "O Porto a ler" propõe aos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas com 1º CEB a atividade “Contas tu e conto eu”, que pretende envolver e dinamizar uma oferta de livros às bibliotecas das escolas de 1º CEB públicas da cidade.
O desafio dirige-se ao 1º CEB e envolve duas turmas em cada agrupamento de escolas.
“Contas tu e conto eu” é uma proposta de dinâmica a realizar em contexto de sala de aula pelo docente e respetivos alunos que consiste em trabalhar uma determinada obra de literatura infantil, distribuída pel´O Porto a ler, para posterior apresentação à outra turma do mesmo agrupamento que também realizará a apresentação da obra que teve em mãos.
Em cada um dos agrupamentos de escola são distribuídas duas obras em número de exemplares suficientes para que todos os alunos e docente possam acompanhar individualmente o trabalho.
A criatividade e o entusiasmo de cada turma irão ditar a forma de apresentação das obras trabalhadas, que poderão assumir um formato teatral, mímica, fantoches, desenho, música, gravação áudio, vídeo, etc.
As obras oferecidas à Biblioteca do nosso Agrupamento foram:
As obras vão ser trabalhadas por uma das turmas da escola sede e outra da EB Bom Pastor. A apresentação dos trabalho terá início na Semana da Leitura, no Auditório.
Etiquetas:
"Contas tu e conto eu",
O Porto a Ler
VI edição do Concurso Literário de Escrita Criativa
O Município do Porto é promotor do programa educativo "O Porto a ler" que conta com diversas iniciativas no âmbito do incentivo à leitura e escrita.
VI edição do Concurso Literário de Escrita Criativa
“O Palácio de Cristal”
(por ocasião da comemoração dos seus 150 anos)
O género literário a concurso é o conto.
(ver “Termos e condições_Concurso Escrita Criativa 2015_2016”)
O concurso é dirigido ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e os trabalhos candidatos devem ser submetidos até às 17 horas do dia 31 de março de 2016, acompanhados pela respetiva ficha de inscrição.
Sugestões do Júri:
- No que respeita à espácio-temporalidade do Palácio de Cristal, é útil pedir ao(à) professor(a) de história ou outra qualquer pessoa informada, textos relacionados com o assunto, desde a sua fundação até aos dias de hoje, porque o rigor é imprescindível.
- O(A) professor(a) de português deverá ser ouvido(a) quando a estrutura da tua escrita criativa esteja pensada.
- Mas, a escrita é só tua, individualizada de uma forma pessoal de acordo com a tua faixa etária: o passaporte para a competição.
Os responsáveis pelo Programa "O Porto a ler" estão ao dispor para qualquer esclarecimento através do telefone 22 206 17 50, ou do correio eletrónico educacao@cm-porto.pt.
Termos E Condições Concurso Escrita Criativa 2015 2016
Etiquetas:
Concurso escrita criativa,
Palácio de Cristal
quinta-feira, dezembro 10, 2015
Palavras no tempo
O projeto Palavras no Tempo recria estilos de comunicação e diálogo de outros tempos, contextualizados à nossa realidade, carente ainda de efetiva reflexão e debate, apesar do ruído dos media.
Este projeto tem a sua génese na obra “Educação, Ciência e Religião”, na sequência da qual se promoveram inúmeras sessões e debates que redundaram numa parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade Católica e o Centro Nacional de Cultura, que patrocinam a ideia.
São dinamizadas várias conferências/debates, focadas regionalmente, com o apoio das respetivas câmaras municipais, das universidades, das escolas e de outras instituições de cada região.
18/12/2015 (sexta-feira) – 21h15
“Religião e Portugal”
• António Barreto
• Manuel Clemente
Cartaz: link | Flyer: link |
Etiquetas:
Ciência e Religião,
conferência,
educação,
João Paiva
quinta-feira, dezembro 03, 2015
Dia Eça de Queiroz
Literatura e Humanidades
6 de dezembro | das 15h às 18h
Pequeno Auditório
Pequeno Auditório
CCB
Programa
Pequeno Auditório
15H00 - Abertura
António Lamas
Guilherme d’Oliveira Martins
15h15 - Eça e os outros (a biografia e a relação com os de 70)
Alfredo Campos Matos
Guilherme d’Oliveira Martins
15h45 - Eça, ele próprio (a obra: do jovem Eça ao último Eça)
Luiz Fagundes Duarte
Ana Luísa Vilela
Carlos Reis
16h30 – Intervalo
17h00 - Os outros e Eça (diálogos com outras artes)
Isabel Pires de Lima (artes plásticas)
Miguel Real (literatura)
João Botelho (cinema)
18h00 - Encerramento
terça-feira, dezembro 01, 2015
Grande Plano
Filmes de Manoel de Oliveira apresentados por Pedro Abrunhosa
Toda a informação sobre Grande Plano – Toda a Obra aqui: http://issuu.com/
Livros do Mês de dezembro
Obras selecionadas para a 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura
«Pode ser que a mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia...
A ideia era boa demais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar:
- Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?...
- Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?!
Os olhos encheram-se-me de lágrimas da mais pura alegria.»
Ler mais
Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. Os da Minha Rua tem nas suas páginas tudo isso.
Como num filme, sempre me acontecia isso: eu olhava as coisas e imaginava uma música triste; depois quase conseguia ver os espaços vazios encherem-se de pessoas que fizeram parte da minha infância. De repente um jogo de futebol podia iniciar ali, a bola e tudo em câmara lenta, um dia eu vou a um médico porque eu devo ter esse problema de sempre imaginar as coisas em câmara lenta e ter vergonha de me dar uma vontade de lágrimas ali ao pé dos meus amigos.
A escola enchia-se de crianças e até de professores, pessoas que tinham sido da minha segunda classe, da terceira...
Quando alguém me tocava no ombro, as imagens todas desapareciam, o mundo ganhava cores reais, sons fortes e a poeira também.
ondjaki
Ler excerto
«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.
Quando Nelson Mandela conquistou a presidência nas primeiras eleições livres, sabia que esta mudança formal não era suficiente para extinguir os ódios alimentados durante décadas. Com aquele seu carisma que tanto sobressai pela inteligência e humanidade, como por um magnetismo fortemente sedutor, o seu esforço orientou-se no sentido de unir negros e brancos através de algo que pudesse encarnar a alma nacional. Num golpe de génio, viu na final da Taça Mundial de Râguebi de 1995 a oportunidade única para pôr em prática o seu plano. Um documento histórico que brilha pela clareza e complexidade dos factores em jogo, constituindo ao mesmo tempo um sentido testemunho ao homem que o inspirou. Esta obra deu origem ao filme Invictus.
Ler excerto
Disponíveis na Biblioteca para requisição domiciliária
Etiquetas:
John Carlin,
María Dueñas,
Maria Teresa Maia Gonzalez,
Ondjaki
Ensaio Filosófico
ENSAIO FILOSÓFICO NO ENSINO SECUNDÁRIO – 2.ª Edição
Promovido pela Associação de Professores de Filosofia (Apf) em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o concurso Ensaio filosófico no ensino secundário dirige-se a todos os alunos do ensino secundário público e privado português.
Não são definidos temas, pelo que serão admitidos a concurso todos os Ensaios onde sejam discutidos problemas de uma perspetiva filosófica e nos quais sejam mobilizados conhecimentos filosóficos.
Clicar na imagem para consultar o regulamento.
Para aplicar a norma APA nas citações e nas referências bibliográficas, para além de outras, pode consultar as seguintes fontes: aqui e aqui.
O vencedor receberá um prémio pecuniário de 150 euros e o seu trabalho será publicado na página da Apf.
O vencedor receberá um prémio pecuniário de 150 euros e o seu trabalho será publicado na página da Apf.
Etiquetas:
concurso,
ensaio filosófico
Subscrever:
Mensagens (Atom)