VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

segunda-feira, dezembro 14, 2015

Realizar-se na Escola

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Cada turma participante realizará um pequeno documentário de 5 minutos sobre o tema “A biodiversidade que não conhecemos…mas que queremos preservar”.

Os alunos planificarão e realizarão saídas de campo acompanhadas por biólogos, escreverão o guião do documentário e realizarão as filmagens e edição do filme acompanhados por técnicos de audiovisuais.

Ao longo de todo o projeto os alunos serão acompanhado por um monitor que colaborará com o docente da turma na planificação das sessões e das atividades por forma a adequá-las e enquadrá-las nos currículos e metas curriculares vigentes para o ano escolar em questão.

O documentário será exibido em diversos espaços públicos da cidade e disponibilizado on-line.

A quem se dirige o projeto: turmas do primeiro ciclo.

Número de sessões por turma e sua duração: O número de sessões por turma e duração de cada uma será flexível e de acordo com a planificação feita em conjunto pelo docente e promotores do projeto. No entanto estas deverão incluir quatro fases distintas:
1- apresentação do projeto à turma e preparação de saída de campo para observação de biodiversidade;
2- pesquisa orientada sobre a espécie escolhida e redação do guião pela turma em trabalho colaborativo;
3- obtenção e edição de imagens e som;
4- apresentação do documentário à escola e à comunidade.



Acompanhamento das sessões: A cada turma será associado um monitor (alunos de cursos de mestrados em ensino no primeiro CEB da ESE.IPP), que colaborará com o docente da turma na planificação e execução das sessões, de forma a adequá-las aos programas e metas curriculares vigentes para o nível de ensino em questão.
A cada turma será ainda associado um biólogo, que acompanhará as saídas de campo e orientará a pesquisa dos alunos e um técnico de audiovisuais (aluno da ESE.IPP), que acompanhará os alunos na captação de som e imagem e os orientará na edição do documentário.






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