VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

terça-feira, abril 18, 2017

Jared Espley

Cientista da Nasa na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Jared Espleycientista da NASA  da missão a Júpiter, vai estar no próximo dia 21 de abril, às 9h00, na FCUP onde dará uma palestra com o título Exploring Jupiter and its moons.


Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Suas belas tempestades e camadas de nuvens são magníficas exibições naturais de arte. Mas sob essas nuvens, temos muito pouco conhecimento de como Júpiter funciona. Sabemos que tem um campo magnético tremendamente poderoso e um campo gravítico cuja complexidade pode estar oculta no interior do planeta e no seu núcleo profundo. Suas auroras incandescentes estão aparentemente ligadas às suas luas.
A sonda espacial Juno da NASA está atualmente a explorar Júpiter e a investigar os mistérios sob as suas  nuvens. Futuras missões, tanto da NASA como da Agência Espacial Europeia, explorarão as luas principais de Júpiter, que são mundos fascinantes, com vulcanismo dinâmico, oceanos subsuperficiais e até locais possivelmente adequados à existência de vida.
Nesta palestra, o Dr. Espley vai partilhar detalhes relativos à exploração do planeta Júpiter e sobre o modo como esta missão pode ajudar a Humanidade a compreender a sua posição no universo.
A palestra é realizada em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América e está aberta ao público em geral. A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação da sala.




Sem comentários: