VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

domingo, abril 09, 2017

Paula Rego




Paula Rego, Histórias e Segredos

Título original: Paula Rego, Secrets and Stories
De: Nick Willing
Género: Documentário
Outros dados: GB, 2017, Cores, 92 min.

Maria Paula Figueiroa Rego nasceu em Lisboa, a 26 de Janeiro de 1935. Iniciou os estudos no Colégio Integrado Monte Maior, em Loures, seguindo para a St. Julian's School, em Carcavelos. Revelou, desde muito cedo, um grande talento para as artes. Incentivada pelo pai, partiu para Londres, onde estudou na Slade School of Fine Art, até 1956. Ali conheceu o pintor Victor Willing (1928-1988), com quem veio a casar. No início da década de 1970, com a falência da empresa familiar, vende a quinta da Ericeira, onde morava, e radica-se em Londres com o marido e os três filhos: Victoria, Caroline e Nick Willing (o realizador deste filme).


Em simultâneo à estreia do filme, Paula Rego inaugura a exposição "Histórias & Segredos" na Casa das Histórias, em Cascais, com 80 obras suas e do marido, Victor Willing, algumas das quais inéditas em Portugal. Na mesma altura, a artista recebe Carta Branca da Cinemateca Portuguesa para programar um ciclo de dez filmes. PÚBLICO 


A partir de 5 de abril, a Cinemateca apresenta um conjunto de filmes escolhidos por Paula Rego, numa carta branca proposta à pintora. O programa insere-se numa homenagem à artista que envolve a estreia portuguesa do documentário PAULA REGO, HISTÓRIAS & SEGREDOS, um retrato muito íntimo da pintora realizado pelo seu filho, Nick Willing, e distribuído pela Midas Filmes, que teve a sessão de ante-estreia e homenagem na Fundação Calouste Gulbenkian e a inauguração de uma nova exposição na Casa das Histórias Paula Rego com o título do filme e uma forte componente biográfica.

Na Cinemateca serão exibidas as escolhas de Paula Rego, compostas por dez títulos que, por diferentes motivos, mais ou menos evidentes, marcaram a artista e a sua obra.

BLACK NARCISSUS, de Michael Powell, Emeric Pressburger
SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARFS, de Walt Disney (supervisão de realização de David Hand)
LOS OLVIDADOS, de Luis Buñuel
LA RONDE, de Max Ophuls
GIULIETTA DEGLI SPIRITI, de Federico Fellini
BARRY LYNDON, de Stanley Kubrick
BREAKING THE WAVES, de Lars von Trier
TODO SOBRE MI MADRE, de Pedro Almodóvar
ALDEIA DA ROUPA BRANCA, de Chianca de Garcia
IL RACCONTO DEI RACCONTI / TALE OF TALES, de Matteo Garrone



Sem comentários: