VIAGENS NA MINHA TERRA


"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, donde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal." in
Garrett, Almeida - Viagens na minha terra. Porto: Figueirinhas, 1973

sábado, abril 08, 2017

Raul Brandão: Pintura e ilustração



Exposição


Repartida por vários géneros literários, dos contos ao romance, do teatro à reportagem, do livro de viagens à narrativa história, do memorialismo ao livro infanto-juvenil, a obra literária de Raul Brandão é habitualmente classificada em dois ciclos sucessivos, expressionista e impressionista, num e noutro com notórias remissões plásticas.

Vasco Rosa
Curador
Para saber mais

Casa Museu Guerra Junqueiro
25 mar a 30 set
terça a domingo: 10h00 - 17h30
Entrada livre

Porto exibe pela primeira vez obras de pintura e ilustração de Raul Brandão


Reabrindo para o efeito após as obras de requalificação de que foi alvo, a Casa-Museu, situada na Rua de Dom Hugo (à Sé), apresenta uma perspetiva sobre a obra pictórica de Raul Brandão, raramente vista e que é mostrada pela primeira vez no Porto. Aqui se expõe também uma ilustração contemporânea e póstuma a partir de alguns livros: de Carlos Carneiro e Joaquim Lopes a Mário Botas, Filipe Abranches e Luís Manuel Gaspar.

A programação que assinala o 150.º aniversário de Raul Brandão desenrola-se até setembro e nela se compreendem uma alusão especial na Feira do Livro do Porto, iniciativas dirigidas ao público escolar, diversas conferências e um concerto na Foz, local onde o autor nasceu.


Concerto

Húmus, de Jorge Peixinho
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
9 de jul | 18h30 
Forte São João da Foz


Sem comentários: